Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Com pegadinhas e deslizes, Silvio Santos se torna um mestre do viral

A TV Globo tenta pautar a internet com a teledramaturgia, enquanto a TV CLube/Record em entrevistas polêmicas ou estratégias de marketing

A televisão se esforça para se tornar um viral. Conectadas ao fenômeno "segunda tela", no qual os telespectadores assistem à TV ao mesmo tempo que acessam a internet, as emissoras tradicionais ou serviços de streaming buscam alternativas para se popularizar na web. No Brasil, Silvio Santos é um mestre no assunto. A TV Globo tenta legitimar a tendência com Babilônia, enquanto a TV Clube/Record aposta em estratégias de marketing nas redes sociais. No mundo, o Netflix segue na vanguarda na forma de lidar com a repercussão de conteúdos.

[SAIBAMAIS]Uma das figuras mais longevas da TV aberta, Silvio Santos surpreende pela facilidade de concretizar o feito, mesmo conduzindo um programa de auditório com formato tradicional. A atração costuma ser destaque na web pela comicidade de um deslize, um comentário "sem noção" ou do quadro Câmera escondida. Com a pegadinha dos zumbis gravada no metrô de Fortaleza - em conexão à série The walking dead - , a volta das férias do Programa Silvio Santos atingiu repercussão mundial, alcançou mais de 2,6 milhões de visualizações no YouTube em 24 horas e deixou o SBT no segundo lugar da audiência.

A pegadinha foi o segundo ato com expressiva repercussão neste ano. No início de março, Silvio surpreendeu ao revelar a preferência pelo Netflix, ao invés de televisão, em pleno programa. A propaganda "gratuita" atraiu tanta notoriedade, que rendeu uma resposta do CEO do serviço de streaming, Reed Hasting, em vídeo que garantia uma assinatura vitalícia ao comunicador. A postura da famigerada empresa só provou o quanto está conectada com o mercado da web.

[VIDEO1]

Além de lançar informações ligadas às séries, o Netflix divulgou recentemente um vídeo com o ator Michael Kelly, de House of cards, no qual diferencia um "spoiler babaca" - uma informação antecipada do seriado no qual a pessoa "estraga por puro prazer" - e um "spoiler inevitável" - quando o telespectador está desatualizado. Mais um êxito na internet.

Novelas

Mesmo com baixa audiência - a média dos dez primeiros capítulos foi de 27,7 pontos -, Babilônia causou grande burburinho em pelo menos dois momentos. O primeiro foi na estreia, com o beijo entre Estela (Nathalia Timberg) e Teresa (Fernanda Montenegro), nos minutos iniciais. O segundo foi no capítulo de anteontem, no qual Teresa manda um "recado" para a campanha contrária, fazendo referência a Valesca Popozuda. "Como diria uma grande pensadora contemporânea do nosso país, beijinho no ombro para as invejosas".

Entrevistas

Silvio Santos não está só na disputa por repercussão online. A maior contratação dos últimos tempos da TV Clube/Record se tornou um viral na internet. A emissora explorou as redes sociais, ao mesmo tempo em que fazia a cobertura em tempo real na TV da assinatura do contrato de Xuxa com a nova emissora. Em outro caso, a entrevista de Suzane von Richtofen na estreia de Gugu também se espalhou na internet.

[VIDEO2]

"É pra cair pra trás de tanta felicidade e honra! É pra me deixar doida de vez, né? Eu morro do coração qualquer hora dessas" Valesca Popozuda, cantora, ao repercutir a cena de Babilônia.