Superestruturas em shows, clipes com alto investimento e milhares de seguidores nas redes sociais. Tudo isso pode parecer uma referência exclusiva às estrelas do pop internacional como Beyoncé, Lady Gaga, Rihanna e Jay-Z, mas não é. Na verdade são alusões que facilmente podem ser relacionadas aos artistas brasileiros do funk carioca, que, nos últimos anos, têm ocupado o espaço do pop no Brasil. Basta lembrar do tratamento de divas que Anitta e Valesca Popozuda estão recebendo dos fãs.
[SAIBAMAIS]Um dos pioneiros nessa tendência é o funkeiro Naldo Benny. Em 2012, o artista estourou nacionalmente com o hit Amor de chocolate, visualizado mais de 42 milhões de vezes no Youtube. A partir daí, o cantor começou a investir na estrutura das apresentações, que ganharam um balé de dançarinos acompanhando o artista e telões de LED. ;Queria dar um passo a mais em uma questão de progresso e de investimento. Tive a oportunidade de abrir as portas para muitos outros artistas e mostrar que o gênero tem qualidade;, revela o cantor.
O jeito de Naldo se apresentar lembra muito o de alguns astros internacionais. Até por isso, o artista algumas vezes foi apelidado de ;Chris Brown brasileiro;. ;O que eu quero é mostrar o funk para fora do país de um jeito diferenciado;, explica. Atualmente, o artista está nas paradas com Te pego de jeito. O videoclipe mistura imagens de Naldo dançando com um grupo ou sozinho sob efeitos de luzes ao estilo de clipes de Usher, Chris Brown e Ne-Yo.
Logo depois de Naldo foi a vez de Anitta transformar seu funk em um produto mais pop. A cantora dispensou o termo ;MC; do nome artístico e começou a investir no visual e na forma de apresentar suas músicas. O clipe Show das poderosas, por exemplo, segue o mesmo estilo adotado nos vídeos de Single ladies, de Beyoncé, e Get right, de Jennifer Lopez. As inspirações deram muito certo: a faixa se tornou o maior sucesso da cantora, a projetou nacionalmente (e até internacionalmente) e está quase chegando a 100 milhões de visualizações no Youtube. Recentemente, Anitta revelou que se inspira em Mariah Carey, uma das divas do pop norte-americano.
Fenômeno
Anitta
Redes sociais: 10 milhões de seguidores no Facebook, 4,6 milhões de seguidores no Instagram e 1,45 milhão de seguidores no Twitter.
Na batida
Visualizações: 40,201 milhões
Lançamento: 29 de julho de 2014
[VIDEO1]
Show das poderosas
Visualizações: 99,294 milhões
Lançamento: 19 de abril de 2013
Dream Team do Passinho
Redes sociais: 235 mil seguidores no Facebook.
De ladin
Visualizações: 341 mil
Lançamento: 5 de março de 2015
[VIDEO2]
Vida (com Ricky Martin)
Visualizações: 3,150 milhões
Lançamento: 29 de junho de 2014
Ludmilla
Redes sociais: 1,562 milhões
de seguidores no Facebook,
784 mil seguidores no Instagram e 55,5 mil seguidores no Twitter.
Hoje
Visualizações: 31,337 milhões
Lançamento: 11 de julho de 2014
[VIDEO3]
Sem querer
Visualizações: 20,745 milhões
Lançamento: 4 de fevereiro de 2014
Naldo
Redes sociais: 4,589 milhões de seguidores no Facebook, 656 mil seguidores no Instagram e 483 mil seguidores no Twitter.
Faz sentir (com K. Rose)
Visualizações: 3,082 milhões
Lançamento: 23 de julho de 2014
[VIDEO4]
Amor de chocolate
Visualizações: 42,027 milhões
Lançamento: 29 de março de 2012
Valesca Popozuda
Redes sociais: 283 mil seguidores no Facebook, 986 mil seguidores no Instagram e 7.455 mil seguidores no Twitter.
Eu sou a diva que você quer copiar
Visualizações: 5,036 milhões
Lançamento: 13 de novembro de 2014
[VIDEO5]
Beijinho no ombro
Visualizações: 46,150 milhões
Lançamento: 27 de dezembro
de 2013
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.