Los Angeles - O avião pilotado por Harrison Ford passou por uma falha no motor, pouco após a decolagem. Com isso, segundo peritos, o ator hollywoodiano foi obrigado a fazer uma curva fechada em "U", antes de se chocar contra uma árvore e depois um campo de golfe.
"O avião monomotor, fabricado em 1942, sofreu um dano "significativo" nas asas e na fuselagem ao colidir momentos após voar do aeroporto de Santa Mônica, a oeste de Los Angeles", como indicado no relatório.
Em informe preliminar sobre o acidente de semana passada, a Comissão de Segurança no Transporte dos EUA (NTSB) disse que o ator de "Guerra nas estrelas" e "Indiana Jones" ficou "seriamente ferido".
"Tendo decolado da pista 21, o piloto alertou que tinha detectado uma falha no motor e pediu permissão para retornar ao aeroporto", informou a NTSB, citando a comunicação entre Ford e a torre de controle. A NTSB confirmou que o relatório final sobre o acidente da última quinta-feira não será publicado antes de um ano.
Entusiasta da aviação com anos de voo, Ford pilotava seu Ryan PT-22, com capacidade para até duas pessoas. Este modelo foi um dos muitos fabricados durante a II Guerra Mundial para treinar pilotos do exército.
Em Hollywood, o ator protagonizou sucessos de bilheteria, casos de "Guerra nas estrelas" e "Indiana Jones", nas décadas de 1970 e 1980, e fracassos, a exemplo de "Destinos cruzados", em 1999.