Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Foto do Itamaraty representa Brasília em importante concurso de fotografia

A imagem está entre as 40 selecionadas do Sony World Photography Awards 2015, na categoria arquitetura



Apaixonado por arquitetura, o fotojornalista Albery Santini não poderia imaginar que um projeto sobre as obras de Oscar Niemeyer terminaria em Londres. O caminho até lá, é claro, não foi tão fácil. Depois de registrar os traços do arquiteto e ver a ideia inicial não vingar, Albery decidiu inscrever uma foto do Palácio do Itamaraty no Sony World Photography, na categoria arquitetura. O resultado foi para lá de positivo.

[SAIBAMAIS]"Eu estava fazendo um projeto sobre o Niemeyer, estava fazendo um levantamento das obras. A gente tirou muitas fotos e o lance não foi pra frente. Em Brasília, tem muita linha reta e uma incidência de sombras grande. Por isso, você vê muitas coisas interessantes. Essa foto é um desses momentos", conta Albery, em entrevista ao Correio.

O fotógrafo, que iniciou a carreira há quatro anos, nasceu no Rio de Janeiro e se mudou para Brasília em 1989. Morador da capital há 26 anos, ele disputou contra 78 mil fotos, de 171 de países. Para ele, a principal vitória é estar entra as 40 imagens que participarão de uma exposição em Londres, na galeria Somerset House, entre 24/04 e 10/05. "Quero fazer uma selfie lá e, é claro, continuar trabalhando nessa área de arquitetura", revela Albery.

O fotógrafo não esconde que está feliz com o trabalho. "Acho que a foto está muito boa, eu não realizo muita edição e tento deixá-la o mais próxima possível da realidade", conta. Para ele, Brasília é uma cidade que inspira artistas do mundo inteiro.

"As obras de aquirtetura da cidade e o fato de não ter, no Plano Piloto, prédios muito altos faz com que seja possível aproveitar a luz do sol durante todo o dia", opina Albery.