Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Quadrinista holandesa cria ilustração sobre Vincent Van Gogh

O HQ Vicente conta a trajetória do pinto no ano de 1888, quando ele se mudou para Arles, no Sul da França


Grande parte dos quadrinistas prefere dedicar seus traços à ficção. Mas, com intensa pesquisa, alguns têm decidido contar histórias de personagens célebres, como fez Barbara Stok na HQ Vincent (LP Editores). A graphic novel da artista, com o apoio do Museu Van Gogh, de Amsterdã, concentra-se em um período crucial para a vida e a carreira do pintor pós-impressionista: o ano de 1888, quando se mudou para Arles, no Sul da França.

Mais que uma mudança nos ares, a vida no campo proporcionou ao holandês a calmaria necessária para criar obras célebres, como Girassóis. ;Nesse período, ele passa a fazer parte da paisagem e desaparece em sua pintura. É como ele se viu na época: como parte da natureza, vivendo a serviço da arte.;

[VIDEO1]

[SAIBAMAIS]Barbara Stok usou mais de 30 pinturas do artista como fundos e paisagens no livro, que tem pegada pop e traços simples, mas não simplórios. ;Reproduzi as pinturas em meu próprio estilo, porque isso se adequaria melhor a história. Meu objetivo com o desenho de Girassóis, por exemplo, foi mostrar o seu entusiasmo. Ele ficou totalmente envolvido ao pintar este trabalho;, explica a artista.

Vincent Van Gogh tinha uma personalidade difícil, tanto para outros como para si mesmo. Era comum ataques de loucura e sentir-se confuso. Um desses momentos de desorientação, retratado por Stok, culminou na automutilação da orelha esquerda, ao ser abandonado pelo amigo e pintor Paul Gauguin, que dividia com ele o estúdio conhecido como Casa Amarela, em Arles.

Sem dinheiro, Van Gogh viu, naquela fase, ruir o sonho da construção de uma espécie de ateliê coletivo. Foi seu irmão, Theo, quem o manteve financeiramente. Por isso, uma parte do livro abre espaço para a troca de cartas entre os dois.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .