A dupla russa Pussy Riot lançou a primeira música da carreira em inglês. A faixa I can;t breathe foi liberada em um vídeo no Youtube e faz referência a última frase dita por Eric Garner, um cidadão norte-americano morto em 2014, durante uma ação policial.
[VIDEO1]
A música-protesto conta com a participação de Nick Zinner, da banda Yeah Yeah Yeahs no baixo, e de Richard Hell, ícone do punk, lendo as últimas palavras de Garner. No vídeo, Maria Alyokhina e Nadya Tolokonnikova aparecem sendo enterradas vivas.
[SAIBAMAIS]Envolvidas nas questões sociais, Maria Alyokhina e Nadya Tolokonnikova, e a ex-integrante do grupo Ekaterina Samutsevitch, foram presas em 2012, quando protestaram pela saída de Putin do poder. O protesto punk ;Mãe de Deus, nos livre de Putin;, interpretado na Catedral de Moscou, lhes rendeu uma pena de quase 2 anos. As duas foram anistiadas e libertadas.
Em entrevista ao site New musical express, elas declararam que a música é dedicada a Eric Garner, a todos que sofrem com a violência policial e a todos que ;não podem mais respirar;. ;Nós todos temos que protestar por aqueles que estão em silêncio, e protestar uns pelos outros, não importa a questão geográfica e nem as fronteiras;, comentaram.
A faixa foi gravada em 2014, enquanto protestos contra a violência policial tomavam as ruas dos Estados Unidos depois que Alex Garner, um homem negro e asmático, não resistiu e morreu ao ser sufocado pelo oficial Daniel Pantaleo. Garner foi detido pelos policiais que suspeitaram que ele estivesse vendendo cigarros ilegalmente. Pantaleo foi inocentado em julgamento.