Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Kristen Stewart é a primeira atriz americana indicada ao prêmio César

A última a concorrer ao Oscar francês foi Julia Migenes, em 1985, pela adaptação cinematográfica da ópera Carmen

Os indicados do 40; César Awards foram anunciados, e dentre as surpresas está Kristen Stewart, indicada ao prêmio de melhor atriz coadjuvante por Acima da nuves depois de um regime de 30 anos sem atrizes americanas indicadas ao César. A última a concorrer ao Oscar francês foi a soprana Julia Migenes que, em 1985, foi indicada por seu papel na adaptação cinematográfica da ópera Carmen.

[SAIBAMAIS]Em Acima das nuvens, drama de Olivier Assayas, Kristen vive vive a assistente da atriz Maria Enders, interpretada por Juliette Binoche, que foi indicada ao prêmio de melhor atriz pela atuação no longa. O filme recebeu seis indicações no total.

Kristen ficou famosa pelo papel na saga Crepúsculo, que lhe rendeu o prêmio Framboesa de Ouro de de pior atriz, em 2013.

A cinebiografia Saint Laurent foi a campeã com 10 nomeações, incluindo a de melhor filme e de melhor ator para Gaspard Ulliel. A concorrente, Yvest Saint Laurent recebeu 7 indicações. O longa-metragem Timbuktu, que concorre ao Oscar de melhor filme estrangeiro, recebeu 8 indicações. O sal da terra, documentário sobre Sebastião Salgado, realizado em coprodução entre o Brasil e a França também figura entre os indicados. Neste ano, o ator Sean Penn será homenageado pela carreira. A cerimônia de premiação será realizada no dia 20 de fevereiro no Théâtre du Chatelet, em Paris.