Dois filmes sobre Yves Saint Laurent, com pontos de vista distintos sobre a vida do estilista francês, disputarão o prêmio Cesar em fevereiro, ao lado do filme sobre o extremismo islâmico Timbuktu. Nesta quarta-feira (28/1), foram anunciados os indicados ao prêmio máximo do cinema francês, que acontecerá em 20 de fevereiro, dois dias antes do Oscar.
Saint Laurent, de Bertrand Bonello, e Timbuktu, de Abderrahmane Sissako, foram indicados para a categoria de melhor filme. Os outros indicados são Les combattants de Thomas Cailley, Eastern boys, de Robin Campillo, A família Bélier, de Eric Lartigau, Hippocrate, de Thomas Lilti, e Acima das nuvens, de Olivier Assayas.
[SAIBAMAIS]Na categoria de melhor ator estão na disputa Guillaume Gallienne, protagonista do filme de Jalil Lespert Yves Saint Laurent, uma versão "autorizada" por Pierre Bergé, companheiro do estilista que morreu em 2008, e Louis Garrel, que interpreta o artista em Saint Laurent, de Bonello, que insiste em aspectos mais sombrios de sua personalidade.
Juliette Binoche, Marion Cotillard, Karine Viard e Ad;le Haenel estão entre as indicadas ao prêmio de melhor atriz, ao lado de Catherine Deneuve, Emilie Dequenne e Sandrine Kiberlain.