O Curso Internacional de Verão (Civebra), em sua 37; edição, tem entre os professores músicos de destaque na cena musical brasileira e mesmo fora do país. Além de estarem à frente de classes, repassando aos alunos conhecimentos teóricos e práticos de suas área específicas, eles têm participado de outras atividades no evento. Reunidos em grupos, vêm atuando em shows, recitais, jam sessions e concertos ; todos abertos ao público.
Nesta quinta (22/1), às 19h, por exemplo, será possível apreciar o desempenho de Alexandre Carvalho (guitarra), Ademir Júnior (sax), Idriss Boudrioua (sax), Rafael Rocha (trombone), Marcelo Maia (baixo elétrico), Alberto Salles (guitarra) e Guilherme Santana (bateria), numa jam session de jazz, no Teatro Carlos Galvão da Escola de Música. De sexta-feira a domingo, uma extensa programação vai ser desenvolvida, indo de shows de música popular a concerto sinfônico.
Guitarrista e compositor, Alexandre Carvalho é considerado pela crítica uma referência do jazz no Brasil. Entre grandes instrumentistas com os quais já trabalhou estão Danilo Perez, Delfeayo Marsallis, Jeff Andrews, Mauro Senise, Leo Gandelman e Pascoal Meirelles. Central Park West, o disco que gravou com o saxofonista Idriss Boudrioua, é tido como um dos melhores lançamentos do gênero no país.
[SAIBAMAIS]Com atuação nas áreas acadêmica e pedagógica, Alexandre integrou o corpo docente da Manhattan School of Music. Atualmente, dedica-se ao término de doutorado nos Estados Unidos. ;Esta é a segunda vez que tomo parte do Curso de Verão. O período de realização é propício para a troca de informações entre professores; e de intercâmbio com músicos de outros países.;
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.