Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Franquias como 007 e Star wars ganham novos filmes

Mesmo lançadas há mais de 20 anos, elas continuam fazendo sucesso com o público


No auge da Guerra Fria, os livros do escritor Ian Fleming sobre um espião a serviço de Vossa Majestade faziam sucesso na Inglaterra. Um dos ícones da cultura britânica, James Bond, o agente 007 da organização supersecreta MI-6, atravessou décadas e sua popularidade até hoje é tão grande que o último filme, 007; Operação Skyfall, lançado há três anos, arrecadou US$ 1,1 bilhão e é o nono longa mais lucrativo da história. Em 2015, comemora-se os 53 anos da franquia de filmes com o lançamento do 24; título. Daniel Craig encarna o personagem pela quarta vez desde 2006 quando passou a ser o titular da vaga de Bond. Seus antecessores foram Pierce Brosnan, Roger Moore, Timothy Dalton, George Lanzenby e o pioneiro, o ator Sean Connery.

Connery fez cinco filmes da série entre 1962 e 1967 e transformou o personagem em um símbolo de elegância masculina, usando ternos bem cortados, bebendo drinks sofisticados ao lado de belas mulheres. Assim como 007, outras franquias de longa data receberâo atualizações ao longo de 2015 com o lançamento de novos filmes. É o caso da saga espacial Star wars e da aventura pré-histórica Jurassic Park. As três devem concentrar as atenções de cinéfilos do mundo inteiro.

Os nerds adoradores de Star wars têm muitos motivos para comemorar a virada do ano. A previsão é que a sétima continuação da série seja lançada nos cinemas em dezembro, quebrando um hiato de 10 anos desde o último filme, Star wars III ; A vingança do Sith (2005). Pela primeira vez, a aventura criada por George Lucas, não será dirigida pelo veterano. A Lucasfilm foi vendida para os estúdios Disney em um acordo de 2012.

Foi quando o cineasta abriu mão dos direitos de criação da franquia que já faturou US$ 4,62 bilhões com seis filmes lançados entre 1977 e 2005. Ainda assim, o veterano chegou a considerar a possibilidade de dirigir o sétimo episódio da saga sobre guerreiros jedis como um diretor contratado. Depois de meditar, Lucas decidiu não assumir o projeto e deixou a direção para J.J. Abrams (Super 8 e Star Trek).

Memória

Star wars


O cineasta George Lucas tinha dificuldades para se manter no mercado de cinema durante os anos 1970. Contrariando a tendência dos colegas diretores, Lucas se cansou de trabalhar com os filmes sérios do movimento conhecido como Nova Hollywood. A resposta do realizador ao circuito da época foi bolar uma história que pudesse recuperar a vocação da sétima arte como entretenimento.

Depois de várias tentativas fracassadas, Lucas chegou ao resultado de um roteiro localizado num futuro distante. Star wars foi imaginado como uma ópera espacial, recheada por frases edificantes e truques de manipulação de câmera. O universo apresentado por Lucas criou uma multidão de fãs ao redor do globo e redefiniu a política de lançamento de filmes ao valorizar a vendagem de produtos relacionados a obra. ;Fiz o que considero o tipo mais convencional de filme que possivelmente se possa fazer. Este é um filme Disney;, define Lucas sobre seu brinquedinho bilionário.




Novos Clássicos

007 ; Spectre

Ainda é muito pouco o que se sabe sobre este novo filme. James Bond investiga uma organização misteriosa, enquanto o chefe da agência de espiões tenta, politicamente, manter o funcionamento das atividades do grupo. É o segundo filme de Bond dirigido pelo cineasta Sam Mendes (Beleza americana). Previsão de estreia: 29 de outubro

Star wars VII ; O despertar da força
O enredo do sétimo filme da série é localizado, aproximadamente, 30 anos depois dos eventos de Star Wars VI ; O retorno do Jedi. Harrison Ford, Carrie Fischer e Mark Hamil, alguns dos atores das películas originais voltam a estrelar a série. Pela primeira vez, Star wars não será dirigido por seu criador George Lucas que foi substituído pelo diretor J.J. Abrahams. Previsão de estreia: 17 de dezembro

Jurassic World: O mundo dos dinossauros

Os gigantes despertam da extinção para serem apresentados em um parque temático cujo principal atrativo é oferecer dinossauros de carne e osso. Quando lançou o primeiro filme em 1993, Steven Spilberg optou pelo uso de uma técnica mista para representar os dinossauros, às vezes feitos em computação gráfica, às vezes feitos com robôs. Previsão de estreia: 11 de junho

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.