Já ouviu falar de Tahliah Debrett Barnett? Não, né? E de FKA Twigs? Também não? Enfim, a verdade é que essa jovem cantora inglesa ainda não é muito conhecida pelos brasileiros. Ainda. Com apenas 26 anos, a artista tem ganhado mais e mais espaço na mídia internacional, principalmente após o lançamento da música Pendulum, no qual ela se pendura no próprio cabelo. É melhor ver do que explicar:
[VIDEO1]
Essa música faz parte do último trabalho de Twigs, intitulado LP1. Antes deste, a cantora lançou outros dois, denominados EP1 e EP2 -- ela não parece ter muita paciência para nomes mirabolantes de discos. Com uma carreira que começou há praticamente dois anos, dado que 2015 acabou de começar, a trajetória da artista é recente. Em 2012, ela lançou de forma independente o primeiro EP, postando um vídeo para cada música no YouTube. No ano seguinte, era vez do primeiro single de Twigs, Water on me, ganhar espaço na internet:
[VIDEO2]
Desde o primeiro trabalho, Twigs recebeu análises positivas de veículos importantes, como a revista Time. Já em 2013, com a gravação do EP2, a cantora começou a chamar mais atenção, figurando em listas da Billboard de artistas recomendados. Nesse disco, a música Ultraviolet fez sucesso por apresentar um clipe que utilizava apenas um caleidoscópio.
[VIDEO3]
Falando desse jeito parece que Twigs já nasceu embalada no sucesso. Mas não foi bem assim. Quando era apenas Tahliah, a jovem de 16 anos, filha de pai jamaicano e mãe espanhola, começou cantando em bares e boates ; algo bem típico para artistas que estão começando, convenhamos. No entanto, a garota decidiu, um ano depois, ser dançarina e se mudou para Londres. Lá, ela trabalhou com artistas como Kylie Minogue, Ed Sheeran, and Taio Cruz. Em 2010, ela apareceu no vídeo da música Do it like a dude, de Jessie J, dá uma olhada.
[VIDEO4]
De volta ao último álbum, vale lembrar que FKA Twigs recebeu uma indicação ao Grammy por LP1. No ano passado, a cantora fez uma turnê que começou na Inglaterra e terminou em Orlando, Estados Unidos. Além de Pendulum, Two Weeks e Video Girl estouraram durante as apresentações. Confere aí a primeira delas.
[VIDEO5]
Até aqui, você já entendeu que a garota faz bem o trabalho dela, inclusive dançando. Mas tenho certeza que ainda está pensando lá no primeiro parágrafo e quer saber: de onde vem esse nome tão, digamos, exótico? Segundo a própria cantora, Twigs é um apelido de longa data e está relacionado a uma habilidade tão exótica quanto a alcunha, a de estralar várias partes do corpo. Já o FKA (ou formely known as, que na tradução significa ;Antes conhecida como;) ela teve que incluir após o pedido de uma cantora que já usava Twigs como nome artístico. Agora que a curiosidade acabou, ouça a música Video Girl, também do LP1.
[VIDEO6]
Uma outra coisa também chama a atenção ; e dessa vez não é a música. FKA Twigs e o Robert Pattinson estão de ;namorandinho;. O drácula moderno, inclusive, levou a cantora para conhecer os pais durante os feriados de fim de ano. Mas isso é o fato mais irrelevante da promissora carreira dessa artista, que vale a pena acompanhar.