Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Conheça Bastian Baker, cantor que surpreendeu durante o Bola de Ouro Fifa

Nascido em Villeneuve, Lausanne, em 1991, Baker pretendia seguir a carreira do pai, jogador de hockey no gelo



A premiação da Fifa, Bola de Ouro, premiação que ocorreu na segunda-feira (12/1), serviu não só para consagrar Cristiano Ronaldo como tricampeão do prêmio, mas para apresentar ao mundo o cantor Bastian Baker. Ao cantar a música 79 Clinton Street, o garoto, que tem pinta de integrante de boy band, virou tema de discussões nas principais redes sociais pela beleza e, claro, pelo talento. Mas afinal quem é esse rapaz que se apresentou para os astros e os fãs do futebol?


[VIDEO1]

Nascido em Villeneuve, Lausanne, em 1991, Baker pretendia seguir a carreira do pai, jogador de hockey no gelo - ele chegou a entrar para um time júnior no país -, mas começou a fazer apresentações no coral da escola, depois teve aulas de violão e, durante um show em uma festa de aniversário de um amigo, acabou convencido a seguir a carreira musical. Desconhecido nos Estados Unidos e no Brasil, Baker, hoje, aos 23 anos, já se apresentou em grandes eventos e ganhou o Swiss Music Awards na categoria Revelação do Ano.

O primeiro single de Baker, Lucky, foi lançado em março de 2011. No mesmo ano, foi convidado por Claude Nobs, fundador do Mountreux Jazz Festival a cantar no evento. Após o sucesso de crítica, Baker lançou o primeiro álbum, Tomorrow may not be better, que, além de Lucky, trazia uma faixa homônima e I;d sing for you, que logo viraram hits. Na Suíça, o cantor vendeu 45 mil cópias; na França, 35 mil; e na Bélgica, 10 mil.

[VIDEO2]

A partir daí, Baker estorou na Europa. O grande momento do cantor foi no ano passado quando abriu os shows de Elton John, Bryan Adam, Johnny Hallyday e Mark Lenegan na casa de espetáculos Olympia, em Paris. Foi também em 2013 que Baker lançou o disco Too Old To Die Young, que inclui a música apresentada no evento da Fifa. Além dela, Leaving tomorrow é destaque no CD.

[VIDEO3]

A agenda do cantor ainda não contempla o Brasil. Quem quiser vê-lo de perto, vai ter que ir para Montreal, Canadá, onde ele se apresenta em 20 de fevereiro, ou em Li;ge, França, na qual faz show em 22 de abril.