Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Turnê de Bethânia, que começa por Brasília, celebra 50 anos de carreira

O show comemora cinco décadas de carreira

Rio de Janeiro ; Um privilégio para Brasília. Vai ser aqui, em 6 de março, no Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o início da turnê nacional de Abraçar e agradecer, o show comemorativo dos 50 anos de carreira de Maria Bethânia. O espetáculo estreou no último fim de semana no Vivo Rio (Rio de Janeiro), onde volta a ser apresentado de sexta-feira a domingo próximos.

[SAIBAMAIS]Embora o intuito seja celebrar as cinco décadas de trajetória da maior diva em atividade na música popular brasileira, Abraçar e agradecer tem pouco de retrospectivo. Responsável por criar o repertório e o roteiro, Bethânia até optou por trazer de volta canções que se tornaram clássicos a partir de sua interpretação ; mas em número bem menor do que o desejado por parte dos seus admiradores.

Carcará, a música de João do Vale, que a fez conhecida, ao participar no histórico musical Opinião, em 1965, por exemplo, aparece apenas como uma vinheta. Álibi, disco lançado em 1980, com vendagem de 1 milhão de cópias não está representado. Por outro lado, ela canta pela primeira vez músicas consagradas e outras pouco conhecidas. A elas, se juntam inéditas que selecionou entre muitas que lhe foram oferecidas.

Em destaque no show


A tua presença ;
Caetano Veloso
Começaria tudo outra vez ; Gilberto Gil
Dindi ; Tom Jobim e Aloísio de Oliveira
Você não sabe ; Roberto e Erasmo Carlos
Tatuagem ; Chico Buarque
Alegria ; Analdo Antunes
Abraçar e agradecer ; Gerônimo e Vevé Calazans
Folia de reis ; Roque Ferreira
Viver na fazenda ; Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro
Silêncio ; Flávia Wenceslau

Linha do tempo

1965 ; A cantora Maria Bethânia estreia profissionalmente em 13 de fevereiro der 1965 no espetáculo Opinião, substituindo Nara Leão, ao lado de João do Vale e Zé Keti, no Teatro Opinião, no Rio de Janeiro e causa o maior impacto ao interpretar a música Carcará. No mesmo ano lança seu primeiro LP, que traz o seu nome, pela RCA, com músicas como Andaluzia, Feitio de oração, Mora na filosofia.

1967 ; Depois de retornar da Bahia, para onde voltou depois do sucesso do Opinião, a convite do produtor Guilherme Araújo, estrelou show na boate Barroco, em Copacabana. A rpercussão foi tão grande que ganhou registro em disco. Na mesma década, grava um outro LP com Edu Lobo, no qual canta sambas clássicos de Noel Rosa.

1971 ; Cumpre longa temporada com o show Rosa dos ventos, o mítico show canções de Dorival Caymmi, Chico Buarque, Caetano Veloso e poemas de Fernando Pessoa e Clarice Lispector no repertório. O show também transforma-se em disco; unm clássico da obra da cantora.

1975 ; Bethânia cumpre longa temporada no Canecão (extinta casa de shows em Botafogo, no Rio de Janeiro) ao lado de Chico Buarque, que resulta em disco antológico. No ano seguinte sai em turnê pelo Brasil ao lado do irmão Caetano Veloso, de Gilberto Gil e Gal Costa no grupo Doces Bárbaros. O espetáculo, que passou por Brasília, comemorou 10 anos de carreira dos quatro e foi registrada inicialmente em LP e depois em documentário de Tom Tob Azulay.

1980 ; Lança o LP Álibi, em que recria com enorme sucesso músicas como Ronda (Paulo Vanzolini), Negue (Adelino Moreira), Explode coração (Gonzaguinha) e Sonho meu (Dona Ivone Lara). O álbum alcança venda de 1 milhão de cópias, tornando-se a primeira mulher a conseguir esse feito na história da MPB. Na sequência lança os discos Mel ; com vendagem de 800 mil; e Talismã.

1990 ;
Comemora 25 anos de carreira, com um álbum que traz a data como título. Na mesma década lança o LP As canções que você fez pra mim, só com músicas de Roberto e Erasmo Carlos, entre elas Fera ferida, Emoções e Eu preciso de você. Algumas dessas músicas fizeram parte do repertório do show Maria Bethânia ao vivo um ano depois. Em 1999 lança o CD A força que nunca seca, dedicado à memória da yalorixá Mãe Cleusa do Gantois. Uma das faixas a versão da cantora para É o amor, hit da dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano, causou polêmica.

2000 ;
Naquele ano, Bethânia deixa de lado as grandes gravadoras e transfere-se para a independente Biscoito Fino, da empresária e produtora Kati de Almeia Braga, e lança o CD Maricotinha Ao Vivo, comemorativo dos 35 anos de carreira. Passa a dirigir o selo Quitanda, pelo qual, depois, sai os CDs de três artistas que admira: Dona Edith do prato, Mart;nália e Paulo César Pinheiro. Grava pelo selo o disco Cânticos, preces, súplicas à Senhora dos Jardins do Céu, com a participação de Dona Canô, Gilberto Gil e Nair de Cândia, incluindo uma versão em latim de Ave Maria. O show Brasileirinho, daquele período, foi aplaudido em várias cidades brasileiras ; Brasília, entre elas.

2006 ; Saem, simultaneamente, os álbuns Pirata, em que Bethânia canta os rios do interior do Brasil; e Mar de Sophia, no qual canta o mar a partir dos versos da poeta portuguesa Sophia de Mello Breyner. Um ano depois a Biscoito Fino lança o o DVD duplo com os documentários Pedrinha de Aruanda e Bethânia bem de perto, que mostra a intimidade da cantora, na comemoração dos 60 anos dela. Em 2008 chega à lojas o CD que a cantora baiana gravou com a cubana Omara Portuonde, do Buena Vista Social Club.

2012 ; A artista leva para o Festa Literária de Pernambuco, em Olinda, o recital Bethânia e as palavras, em que declama textos de escritores da língua portuguesa, como Antônio Ramos Rosa, Cecília Meirelles, Guimarães Rosa e Manoel Bandeira, entremeados por canções como Estranha forma de vida (Amália Rodrigues) e ABC do Sertão (Luiz Gonzaga). O recital foi lançado em DVD.

2013 ;
Maria Bethânia percorre o país com a turnê do show Carta de amor, apresentado em Brasília.

2014 ; A cantora lançou o CD Meus quintais e ao lado da imortal Cleonice Berardinelli, participou da Festa Literária Internacional de Parati, onde fizeram leitura de poemas do poeta português Fernando Pessoa. O recital foi gravada em estúdio da Biscoito Fino e lançado no formato de CD e DVD em dezembro, sob o título O vento lá fora.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.