A Catedral Metropolitana de Brasília viveu uma noite de gala nesta quarta-feira (10/12). Sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky, aproximadamente 300 pessoas, inclusive crianças, sentaram no chão para assistirem, emocionadas, ao desempenho da Orquestra Petrobras Sinfônica, integrada por 67 músicos. O espetáculo deu sequência à turnê iniciada na segunda-feira, em Porto Alegre, em comemoração dos 80 anos do maestro carioca, criador do célebre projeto Aquarius, responsável pela popularização da música clássica no país.
Karabtchevsky regeu o grupo sem se valer da partitura, numa demonstração de absoluto conhecimento do programa. Mais que isso, sob sua batuta, levou a orquestra a criar uma sonoridade variada e abrangente, rica em nuances e matizes. No fim, ele voltou para agradecer com um largo sorriso ao público e a orquestra tocou o Parabéns para ele. Karabtchevsky lembrou que estivera na inauguração de Brasília, quando regeu o Madrigal Renascentista, de Belo Horizonte. E prometeu retornar à capital em breve para realizar vários concertos.
;O concerto foi estupendo. É um prazer muito grande poder assistir um espetáculo dessa qualidade com uma orquestra maravilhosa e um personagem tão importante da música brasileira", disse a pedagoga Helena Maatz. O empresário André Ferreira concordou. ;É um privilégio para o público brasiliense poder assistir gratuitamente em um local como a Catedral de Brasília um espetáculo dessa qualidade", afirmou, entusiasmado.