Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Clássico escrito por João Guimarães Rosa ganha adaptação para os quadrinhos

Adaptação de Grande Sertão: Veredas teve roteiro de Eloar Guazelli e arte de Rodrigo Rosa



A história de Riobaldo Tatarana, ex-jagunço que relembra lutas e a paixão reprimida por Diadorim, é traçada por uma travessia pelo sertão e pelas águas do rio São Francisco, retratada em Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa. O clássico da literatura brasileira ganhou adaptação em quadrinhos, com roteiro de Eloar Guazelli e arte de Rodrigo Rosa.

Na história, a tentação aparece de diversas formas, uma delas é a figura do diabo. No caso de Eloar, a tentação veio em forma de desafio: cortar o texto de aproximadamente 600 páginas.

;Não pensei em desistir. A partir do momento que decidi entrar, foi como entrar no sertão, mesmo; E, quando você entra no sertão, desistir é morrer.; Eloar conta que adaptar a linguagem do clássico foi uma ousadia: ;É uma obra de 600 páginas, e eu tive que cometer o pecado de cortar, cortar e cortar e me ater à essência. É um tratado antropológico, filosófico e uma das obras mais importantes sobre ser brasileiro. Procurei ser fiel e traduzir os mais belos momentos de algumas frases.;

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.