O Governo do Distrito Federal inaugurou nesta quarta-feira (3/12) a incubadora BSBCriativa. Com a iniciativa, o governo pretende oferecer gratuitamente consultoria, assessoria, cursos e incubação para projetos relacionados a criatividade e arte.
Segundo o subsecretário de Fomento da Secretaria de Cultura, Leonardo Hernandes, o principal objetivo é qualificar agentes culturais e artistas, com foco nos artesãos, para que consigam colocar melhor em prática os projetos.
[SAIBAMAIS]"Vemos muitas dificuldades na apresentação, execução e desdobradamento de projetos. É o grande gargalo hoje, de fazer aquilo virar dinheiro. Queremos que consigam constituir mercado e depender menos do dinheiro público para sobreviver", explicou. Com a BSBCriativa, o governo quer ainda estimular e qualificar projetos apresentados ao Fundo de Apoio à Cultura (FAC).
Hernandes afirmou que os editais de licitação para a incubação de projetos de pessoas jurídicas devem ser lançados a partir da semana que vem. Em relação aos de pessoas físicas, a BSBCriativa vai atender por demandas já existentes além de mapear propostas em todo o Distrito Federal.
As áreas contempladas pela incubadora são arquitetura, arte e tecnologia, arte urbana, artes visuais, como fotografia, escultura e pintura, artesanato, audiovisual (cinema e vídeo), circo, comunicação, cultura afro-brasileira, culturas populares e tradicionais, dança, design, gastronomia, gestão, livro, leitura e bibliotecas, moda, museus, música, patrimônios imaterial e material, produção e teatro.
A oferta do governo é resultante de um convênio do Ministério da Cultura com as secretarias de Cultura e do Trabalho do Distrito Federal. A BSBCriativa fica no edifício Darcy Ribeiro, no Conic.