Havana - Uma versão em espanhol do musical ;Rent; irá estrear em Havana no dia 24 de dezembro com um elenco de atores cubanos, marcando o retorno à ilha de espetáculos do circuito nova-iorquino depois de meio século - informou a imprensa local.
O show, que estreou em 1996, "será o primeiro musical da Broadway que chega à ilha em mais de cinco décadas, com elenco completo, músicos e elementos de produção de alto nível", disse a agência cubana Prensa Latina.
Segundo a agência, a peça será dirigida por Andy Señor e ficará em cartaz por três meses no teatro Bertold Brecht, em Havana, contando "com a participação de 15 atores cubanos e a colaboração do Conselho Nacional de Artes Cênicas de Cuba".
O grupo Nederlander Worldwide Entertainment, um dos maiores operadores de teatro e música ao vivo nos Estados Unidos, produzirá a obra em Havana "depois de anos de tentativa", afirmou o portal de notícias Cubasí.
;Rent; significará "uma verdadeira colaboração e intercâmbio cultural entre a Broadway e as comunidades culturais cubanas", disse o grupo em sua página na internet. A obra musical é um retrato dos problemas que afetam oito jovens boêmios nos anos 90.
O grupo americano afirmou que "após o êxito" obtido pelo show "Broadway Ambassadors", apresentado em 2011 no Festival Internacional de Teatro em Havana, o Ministério da Cultura convidou-o para produzir "um autêntico musical da Broadway para o público cubano".
;Rent; contará com coreografia de Marcus Paul James, direção musical de Emmanuel Schvartzman, sonoplastia de Michael Catalan e figurino de Angela Wendt.