[VIDEO1]
Lá pelos últimos 30 minutos de Interestelar, o piloto-astronauta vivido por Matthew McConaughey em consegue penetrar no horizonte de eventos de um buraco negro e passa a vagar em uma suposta quinta dimensão na qual a relação espaço-tempo é relativa. O astronauta visualiza então todos os momentos passados dentro do quarto da própria filha, como se estivesse em um gaveteiro preenchido com o passado. É o sonho da humanidade: poder abrir qualquer uma dessas gavetas e voltar em algum ponto de um passado qualquer. E é também um dos campos de estudo mais fascinantes da astrofísica e da cosmologia.
Embora não economize nas explicações ; e é bom lembrar que o físico Kip Thorne, autor de Gravitation e especialista em buracos negros, auxiliou Christopher e Jonathan Nolan a escrever o roteiro do filme ; Interestelar simplifica bastante os mecanismos capazes de fazer os personagens atravessarem universos e experimentarem as deformações no espaço-tempo. Para os espectadores mais obcecados pelo tema, há uma coleção de livros lançados na última década que ajudam a mergulhar com menos superficialidade nas exposições do longa.
Todos são de leitura perfeitamente acessível a qualquer leigo interessado em astronomia e exploram os conceitos de buracos negros, origem do universo e subpartículas atômicas com linguagem sedutora e sempre recheada de metáforas para facilitar a compreensão. O Diversão & Arte fez uma seleção de lançamentos da última década que você pode ler para entender as teorias de Interestelar.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .