Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Erotismo é tema recorrente na literatura; conheça exemplos de obras

Assunto ganha diferentes dimensões nas narrativas contemporâneas e motiva lançamentos e relançamentos de diversos títulos



Em contrapartida aos romances clássicos, as narrativas contemporâneas têm invadido as prateleiras com abordagem direta, o que desperta mais e mais leitores ao redor do mundo. Na verdade, elas trazem aquilo que o leitor quer ler ; vide o sucesso editorial de Cinquenta tons de Cinza. Algumas narrativas são descrições explícitas de práticas consideradas tabus e, por isso, a leitura tende a não ser recomendada para menores de 18 anos.

[SAIBAMAIS]Um exemplo do nível de materialidade do sexo na literatura contemporânea é o livro Tudo o que eu pensei mas não falei na noite passada, da escritora brasileira Anna P. O livro traz, de fato, o sexo como protagonista. A proposta, segundo a autora, é fugir de um certo modismo chamado ;erotismo feminino; que tomou conta das obras que abordam o tema. Tal tendência, para ela, faz com que o sexo se perca entre o pornográfico e o erótico.


A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .