[SAIBAMAIS]Mais que isso: sua influência extrapola as artes visuais. Da música à moda, passando pelo teatro e pela fotografia, há registros da presença dela em diversas esferas culturais. ;Frida é feita de dualidades. Ao mesmo tempo em que era muito independente e engajada politicamente, tinha uma carência emocional, precisava sentir o afeto das pessoas;, afirma Estela Sandrini, curadora do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.
Foi Sandrini quem trouxe ao Brasil a exposição Frida Kahlo ; As suas fotografias, em exibição desde 17 de julho na capital paranaense. A mostra foi prorrogada devido ao grande sucesso de público e segue em cartaz até 30 de novembro. Até hoje, já teve 112 mil espectadores. De Curitiba, as fotos seguem para Alemanha e Austrália.
Para Estela, o forte apelo comercial de Frida se deve ao histórico de lutas e conquistas que marcam sua vida. ;Frida representa a mulher latina, apesar de ter descendência alemã. Aliás, pouca gente sabe, mas os pelos do buço e da sobrancelha, uma marca dela, foram um pedido pessoal do grande amor da pintora, o muralista Diego Rivera;, explica.
Influência
Um acidente de trem aos 18 anos pontuou a maior parte da vida e obra de Frida. Mais que a dor física, a barra de ferro que atravessou sua pélvis e imobilizou sua coluna, obrigando-a a usar um desconfortável colete cervical, causou-lhe mudanças drásticas em sua personalidade. ;Ela é um exemplo de como aceitar o sofrimento e se superar. Paciência, superação e perseverança são suas maiores qualidades;, explica Estela Sandrini.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .