Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Sambistas homenageiam grandes nomes do samba em feiras do Distrito Federal

A segunda atração do projeto Samba nas Feiras traz o músico Marcelo Senna

O músico Marcelo Senna é segunda atração do projeto Samba nas Feiras. Sexta-feira, dia 17 de outubro, o músico homenageia o cantor e compositor carioca Jorge Aragão, no Shopping Popular de Brasília (ao lado da antiga Rodoferriviária). Coisa de pele, Falsa consideração, Papel de pão e Coisinha do pai são algumas músicas do repertório.

O evento teve início no último dia 7 de outubro, com show de Renan da Cuíca. O interprete da Associação Recreativa Unidos do Cruzeiro (Aruc) há 13 anos, Renan cantou sucessos de Zeca Pagodinho. Até dezembro, feiras do Guará, Gama, Núcleo Bandeirante e Ceilândia serão palcos para artistas do Distrito Federal homenagearem bambas do gênero.

"O projeto nasceu inspirado no evento que fazemos há sete anos, na Rodoviária do Plano Piloto, pelo Dia Nacional do Samba. Apresentações em áreas públicas têm muita força e, quando surgiu um edital propondo atividades em feiras, eu e a equipe da Padê Produções pensamos em rodas de samba para ocupar aqueles espaços", diz Cris Pereira, idealizadora e integrante do projeto.

[VIDEO1]

Em 19 de outubro, a brasiliense mergulha no universo musical de Dona Ivone Lara. O público do Guará vai ouvir Samba, minha raiz; Sorriso Negro e Mas quem disse que eu te esqueço, entre outras. "Os intérpretes e os artistas homenageados foram escolhidos pelos produtores musicais do projeto, Breno Alves (Adora-Roda) e Almílcar Paré (Filhos de Dona Maria). Interpretar Dona Ivone, mais uma vez, é uma honra. No meu CD Folião de raça, lançado no ano passado, cantei Espelho da vida, composição de Delcio Carvalho com ela, que gravou comigo a música. Foi um presente para a vida toda", diz Cris.

Em novembro, Fernanda Jacob canta Clara Nunes. O set list contempla desde músicas que fazem tributo à artista mineira, como Ser de luz e Guerreira, a sucessos conhecidos na voz de Clara. "O mar serenou, Portela na avenida e canções do disco Canto das três raças (1976) com certeza estarão no show", adianta Fernanda. "O mais curioso é que a minha relação com a Clara vem desde o início da minha carreira. Quando o Amílcar e o Breno sugeriram que eu cantasse o repertório dela, não imaginavam que, quando comecei a cantar samba, em 2010, ela foi a minha primeira referência", conta.

Em todas as apresentações, os artistas serão acompanhados pelos grupos Adora-Roda e Filhos de Dona Maria. A programação ainda conta com Marcelo Senna (Jorge Aragão), Fiola Travassos (Nelson Cavaquinho), Ana Reis (Paulinho daViola), Kris Maciel (Jovelina Pérola Negra), Teresa Lopes (Beth Carvalho), Milsinho (Fundo de Quintal) e Jean Mussa (Arlindo Cruz)

Programação
Sempre a partir das 11h, com entrada franca e classificação indicativa livre.

19 de outubro, Cris Pereira canta Dona Ivone Lara, na Feira do Guará

09 de novembro, Fiola Travassos homenageia Nelson Cavaquinho, na Feira Permanente do Gama
16 de novembro, Ana Reis canta Paulinho da Viola, na Feira do Núcleo Bandeirante
23 de novembro, Kris Maciel homenageia Jovelina Pérola Negra, na Feira do Guará
30 de novembro, Fernanda Jacob canta Clara Nunes, na Feira do Núcleo Bandeirante

06 de dezembro, Teresa Lopes homenageia a Beth Carvalho, na Feira da Ceilândia (praça na lateral)
07 de dezembro, Milsinho canta Fundo de Quintal, na Feira da Ceilândia (praça na lateral da feira)
14 de dezembro, Jean Mussa homenageia Arlindo Cruz, na Feira Permanente do Gama