Diversão e Arte

Esposa de George Clooney defende causa da devolução dos frisos do Partenon

Londres de opõe às reivindicações da devolução dos frisos do monumento grego mais importante tirado de terras gregas no início do século XIX

Agência France-Presse
postado em 15/10/2014 11:36
Londres de opõe às reivindicações da devolução dos frisos do monumento grego mais importante tirado de terras gregas no início do século XIX
A Grécia, que reclama há 30 anos os frisos do Partenon expostos em Londres, conseguiu chamar a atenção da mídia com o apoio para a causa da advogada britânica Amal Clooney, agora mais conhecida como a esposa do astro George Clooney.

Mas a agitação a respeito do tema esbarra no fato de que nem a jovem advogada nem seus colegas londrinos estão capacitados legalmente pra defender a causa de Atenas.

Turistas visitam o templo Parthenon, na colina da Acrópole em Atenas
[SAIBAMAIS]A Grécia mais do que nunca parece disposta a usar da arma jurídica contra Londres, que sempre se opôs às reivindicações sobre a devolução dos frisos do monumento grego mais importante: 75 metros de placas esculpidas em mármore tiradas de terras gregas no início do século XIX.

A única resposta obtida por Atenas até a presente data foi a oferta do British Museum de Londres, onde as peças disputadas se encontram expostas, para um empréstimo temporário à capital grega. A batalha judicial, no entanto, se apresenta complicada, segundo os juristas, que alertam que um fracasso seria fatal para qualquer reclamação posterior.


O advogado e professor de Direito da Universidade de Atenas Charalambos Chrissanthakis explicou à AFP que um acordo bilateral seria a opção mais eficiente frente a outras possibilidades, como um recurso ante o Tribunal Europeu de Direitos Humanos, que poderia se alongar por muito tempo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação