postado em 15/10/2014 08:01
A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro fará apresentação de gala para celebrar a Espanha. O Concerto do Dia da Espanidade traz para Brasília a maestrina espanhola Isabel Costes e a pianista, também daquele país, María de Los Angeles Iglesias, que será a solista da noite de hoje. No programa: Espanha, Rapsódia para Orquestra de Emmanuel Chabrier; Noite nos jardins de Espanha, Impressões Sinfônicas para Piano e Orquestra de Manuel de Falla; Danças Fantásticas de Joaquín Turina; e, fechando a noite, Capricho Espanhol do compositor russo Nicolai Rimsky Korsakov.
[SAIBAMAIS]O concerto faz parte de parcerias da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional com embaixadas de várias nacionalidades, que convidam maestros ou solistas com destaque nos países de origem. De acordo com Marconi Scarinci, diretor executivo da OSTNCS, trata-se de uma questão estratégica. ;São embaixadas de países com música para concerto desenvolvidas. Geralmente, o público das embaixadas, pessoas do corpo diplomático, tem afinidade com música de concerto.;
A regente Isabel Cortes tem um currículo recheado de experiências. Ela é diretora musical artística da Orquestra Sinfônica do Atlântico. Estudou com o maestro Manuel Galduf no Conservatório Superior de Música de Valencia. Realizou cursos de aperfeiçoamento em l;Accademia Chigiana de Siena (Itália), com os diretores Franco Ferrara e Carlo Ma Giulini. Posteriormente, realizou uma pós-graduação em Barcelona, com o Maestro Antoni Ros-Marbà e a Orquestra del Gran Teatre del Liceu de Barcelona.
O repertório de Cortes abarca desde os grandes oratórios de Bach até a música contemporânea mais representativa, passando pela sinfonia clássica romântica e o repertório operístico dos séculos 18 a 20.
Temporada Oficial da OSTNCS
Teatro Popex ; Setor Militar Urbano. 15 de outubro de 2014, às 20h. Entrada Franca ; mediante a ordem de chegada. Classificação indicativa livre.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .