Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Fifth Harmony recupera tradição de Girl Bands e faz show em Brasília

As meninas estarão no Z Festival, neste sábado, a partir das 18h



O grupo representa, guardadas as devidas proporções, a volta não só das girl bands ao cenário pop, mas o retorno de grupos femininos provenientes de reality shows. Ainda assim, conseguem superar em mídia as britânicas do Little Mix, que também são frutos do X factor e, talvez, as maiores rivais das norte-americanas atualmente.

Em uma década que ainda não apresentou um nome do gênero para ser lembrado, Fifth Harmony tenta conseguir o êxito de grupos que marcaram gerações, como TLC, Spice Girls, Destiny;s Child e as precursoras The Supremes. Para isso, misturam o talento vocal de cinco garotas à linguagem pop comercial, que possui grande apelo entre as adolescentes.


Alguns grupos possuem o que as meninas do Fith Harmony almejam. Com hinos lançados, essas girl bands marcaram gerações:


[VIDEO2]
The Supremes:
As precursoras dos grupos femininos norte-americanos foram o primeiro grande sucesso da gravadora Motown. Lideradas pela futura diva da black music, Diana Ross, as Supremes inauguraram um formato e foram inspiração para as contemporâneas e produções como o musical Dreamgirls.


[VIDEO3]
TLC:
Nos anos 90, elas eram o grande sucesso das girl bands negras. Até 2000, o grupo tinha vencido cinco Grammys. Perderam mforça após a morte de Lisa Lopes, atropelada em 2002. Desde então, as remanescentes tentaram retomar o trio, mas não obtiveram sucesso.

[VIDEO4]
Spice Girls:
As britânicas foram um grande fenômeno nos anos 1990. Emma, Geri, Mel B, Mel C e Victoria ditaram moda até dissolverem-se, em 2001. Wannabe, single de estreia, foi #1 em cerca de 30 países, em 1996.

[VIDEO5]
Destiny;s Child:
O trio formado por Beyoncé, Kelly Rowland e Michelle Williams ainda é o grupo de R mais aclamado dos últimos tempos. As texanas venderam mais de 60 milhões de discos pelo mundo.