O anúncio do nome do escritor francês Patrick Modiano como vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2014 ocorreu na manhã desta quinta-feira (9/10) e já tem causado forte movimentação no estande da editora francesa Gallimard, na Feira de Frankfurt. A notícia sobre a premiação pegou de surpresa os representantes da editora, que não sabiam o que dizer a jornalistas presentes no local. ;Foi uma grande surpresa, ninguém estava à espera do Nobel para Patrick Modiano;, disse Anne-Solange Noble, diretora dos direitos internacionais da Gallimard.
[SAIBAMAIS] Anne-Solange Noble disse que Modiano está traduzido em 36 países e recebeu a notícia em Paris, França, onde vive. ;Ele é um autor emblemático. Não é o único, mas é um dos autores que nos é fiel desde o seu primeiro livro que publicou em 1968 e desde o início que os editores estrangeiros se interessaram pela sua obra. As suas primeiras traduções são dessa altura, por isso os editores estrangeiros não o descobriram recentemente;, afirma a diretora.
No Brasil, a editora Cosac Naif lançou recentemente o livro infanto juvenil Filomena Firmeza, que fala a respeito da importância do amor entre pais e filhos. A Cosac informou ao Correio que não há previsão de reimpressão da obra, que pode ser encontrada com facilidade nas livrarias do país. Em 1999, a editora Rocco lançou Dora Bruder, romance sombrio em que tenta reconstruir a vida da menina que desapareceu misteriosamente após fugir da polícia francesa, em 1941.