Brajovic desembarcou no Brasil pela primeira vez há uma década. Vinha com intenções bastante definidas: realizar palestras em escolas de arquitetura da capital paulista a convite do Instituto Europeu de Design de São Paulo e visitar a Amazônia. Na época, ele já pesquisava as soluções tecnológicas de moradia das comunidades ribeirinhas amazônicas, um povo capaz de construir casas flutuantes adaptadas aos fluxos das marés.
Encantado com o Brasil, Brajovic, então radicado em Barcelona, decidiu aceitar o convite para dirigir o departamento de design industrial do Instituto Europeo de Design e se mudou para São Paulo, onde montou um ateliê especializado em produtos que levem em conta a relação do homem com a natureza. Do escritório de Brajovic saíram projetos como Stanley Kubrick e David Bowie, exposições que, juntas, levaram mais de 160 mil pessoas ao Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS).
Retrato Brasília ; Jiu-Jítsu Cultural: Design
Palestra com Marko Brajovic e Camila Belchior. Segunda-feira, às 19h, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB ; SECS Trecho 2 Lote 22).
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique.