Sete dos filmes já indicados por seus países para concorrer à seleção dos indicados para o Oscar de melhor filme estrangeiro, entre eles o brasileiro Hoje eu quero voltar sozinho, estão na programação do 16; edição do Festival do Rio, em cartaz até 8 de outubro em cerca de 30 cinemas e espaços culturais da cidade. A lista completa dos concorrentes ao Oscar somente será anunciada em janeiro pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
[SAIBAMAIS]Os filmes que poderao ser vistos são: 1001 gramas, de Bent Hamer, indicado pela Noruega; o polonês Ida, de Pawel Pawlikowski; o mexicano Cantinflas , biografia do comediante Mario Moreno e um dos destaques da mostra Foco México; o chileno Matar um homem, de Alejandro Fernández Almendras; o canadense Mommy, de Xavier Dolan, que recebeu o prêmio do júri do Festival de Cannes deste ano; e Timbuktu, de Abderrahmane Sissako, da Mauritânia, em coprodução com a França.
Leia mais notícias em Diversão e Arte
Sucesso de crítica e visto por 190 mil espectadores em todo o país no primeiro semestre deste ano, Hoje eu quero voltar sozinho, de Daniel Ribeiro, terá exibição gratuita no Festival do Rio, quinta-feira (2), às 19h, no Espaço BNDES. O filme escolhido pelo Brasil para disputar a indicação do Oscar conta a história de um adolescente cego e homossexual e dos preconceitos que ele enfrenta e ganhou o Prêmio Teddy, destinado a filmes com temática gay, no último Festival de Berlim.
Os horários e endereços das salas estão disponíveis no site http://www.festivaldorio.com.br.