Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

John Malkovich conquista San Sebastián com filme sobre Casanova

Em "Casanova variations", o diretor austríaco Michael Sturminger une cinema, teatro e ópera, com a representação de uma obra teatral e operística na atualidade e um relato paralelo de época



Também não pensou na interpretação do personagem feita por Donald Sutherland na versão de Casanova dirigida por Federico Fellini. "Nunca vi o Casanova de Fellini", admitiu, antes de revelar que outros nomes foram cogitados para o papel, como próprio Sutherland e Antonio Banderas.

"Acredito que quando interpreto um papel, interpreto o que tenho diante de mim. Se o personagem é alguém sedutor é o que faço", explicou o ator, para quem Casanova não tem nada de sedutor. "Interpretei Casanova, Valmont e Lorde Rochester, o famoso libertino inglês, mas não os considero muito sedutores porque são trágicos", explicou.

O filme foi bem recebido no Festival de San Sebastián, onde participa da mostra oficial competitiva, mas Malkovich garantiu que não se preocupa com a crítica. "Não me preocupo com os críticos porque não me preocupo com as coisas que não posso controlar", concluiu.