O pianista Joe Sample morreu na última sexta-feira (12), aos 75 anos, em Houston, no Estado Americano do Texas. A informação foi divulgada pela família na página oficial do artista nas redes sociais. A nota afirma que o pianista estava consciente antes da morte e agradecia aos fãs e admiradores pelas orações.
Músico lendário do jazz, Joe Sample foi vítima de mesotelioma (um tipo de câncer). Ele era considerado um dos músicos revolucionários do jazz fusion (estilo que uniu o estilo a outros gêneros musicais, como o pop) e tocou com diversas bandas e artistas, além de manter carreira solo. As melodias cativantes tocadas em conjunto com sax e trombone e um ritmo friamente discreto eram parte da sua assinatura.
Leia mais notícias em Diversão e Arte
Na década de 1950, Joe Samples alcançou sucesso com a banda The Crusaders. Com o grupo, lançou álbuns elogiados, como Freedom Sound e Looking Ahead. Entre os artistas com quem Sample dividiu os palcos, estão Joni Mitchell, Marvin Gaye, Canned Heat, Miles Davis, George Benson, Eric Clapton e Anita Baker.
Recentemente, Sample fez shows pela Europa com a nova banda, Creole Joe Band. Em 2013, o pianista havia sido hospitalizado devido a uma pneumonia e sofria também de problemas cardíacos.