Diário de Pernambuco
postado em 05/08/2014 11:40
Em 1939, o produtor norte-americano Alfred Lion gravava em discos de 78 r.p.m nomes dançantes do boogie-woogie, um estilo de blues. Em um estúdio alugado, sem pretensões maiores, surgia a gravadora Blue Note Records. Talvez nem Lion planejasse tamanho sucesso, mas a empresa completou 75 anos e, para festejar e aproveitar um tipo de público, lança um aplicativo para os fãs do jazz.
A ideia do software é proporcionar uma experiência única com o ritmo, sendo disponível apenas para a Apple Store, da marca iPad. Quem baixar o aplicativo, vai poder ouvir as músicas ou comprá-las diretamente no iTunes, e o conteúdo da Blue Note vai para os aplicativos do Spotify, Rdio e Deezer (para usuários premium dos serviços de streaming).
Interessante é notar a versatilidade econômica que a Blue Note mantém. Ao mesmo tempo em que aposta na internet, e já com cem títulos no formato vinil no catálogo, vão ser lançados, por mês, cinco "bolachas". De Miles Davis a Norah Jones, passando por John Coltrane e Herbie Hancock, a gravadora Blue Note é uma referência no jazz.