Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Franceses produzem road-movie que mostra o outro lado do Brasil na Copa

Viajando de bicicleta de São Luís até o Rio de Janeiro, os jornalistas fizeram uma web-série e um longa-metragem aproveitando a exposição do país por conta do Mundial



No episódio 14, por exemplo, que se passa no interior do Alagoas, as moradoras contaram aos jornalistas que não tiveram como acompanhar a competição porque não possuem televisão e estavam trabalhando. Os episódios também mostram brasileiros insatisfeitos com o Mundial, que, de certa forma, fechou os olhos do mundo para as mazelas do país. "Os brasileiros que nos encontramos, em sua maioria, estavam se beneficiando com o Mundial. Só que isso não os impedia de criticar, reclamar e manifestar a falta de serviços do públicos no Brasil", lembra Raph;el Krafft.
[VIDEO1]
O projeto, que já foi visto por mais de 3 mil pessoas nas redes, acabou mostrando para o restante do planeta que o Brasil não era apenas aquele país das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo, que estava sendo exibido para o mundo. "Os brasileiros tiveram a oportunidade de dar uma imagem diferente do país, que não é só o futebol, carnaval e mulheres, mas um país moderno", defende o jornalista francês.

Duas perguntas // Raph;el Krafft, jornalista

Vocês rodaram várias cidades brasileiras. O que viram de mais interessante? E o que os deixou mais surpresos?
Estávamos particularmente surpreendidos pelo sertão, que tinhamos uma falsa imagem. Na verdade, ao invés de um lugar perigoso e com paisagens desoladas, encontramos um povo orgulhoso e hospitaleiro em um ambiente verde.

Vocês saíram de bicicleta pelo país. Quais foram as maiores dificuldades que encontraram durante esse percurso?
Costumamos fazer viagens de bicicleta e, no Brasil, é especialmente recomendado para poder experimentar a extraordinária hospitalidade dos brasileiros e as belas paisagens.