Para quem visita Nova York pela primeira vez ou, então, se muda para a cidade, uma das primeiras coisas a chamar a atenção são os hábitos de uma das principais metrópoles dos Estados Unidos. Quem vive na Big Apple parece seguir fielmente uma cartilha de costumes, que na visão dos visitantes e até dos novos moradores pode não parecer tão habitual assim. Pensando nisso, o ilustrador norte-americano Nathan W. Pyle decidiu criar uma espécie de guia com dicas de sobrevivência em NYC.
O projeto surgiu quando o ilustrador começou a publicar gifs (imagens animadas) nas redes sociais. A ideia veio após Pyle se ver no dilema de tentar entender o funcionamento de Nova York. Morador de Ohio, cidade a 750 km de NYC, ele largou o emprego de professor de teologia, há 6 anos, em busca de um trabalho que lhe instigasse mais criatividade. Nova York veio logo no pensamento.
O início foi difícil porque ele encontrou uma cidade completamente diferente da sua, onde a principal característica é a rotina agitada dos moradores. Basta circular pelas ruas de Manhattan para perceber que os nova-iorquinos andam em uma velocidade parecida com a dos paulistanos no Brasil e estão sempre focados em uma direção como se estivessem atrasados para os compromissos do dia.
Bons conselhos
Com o objetivo de ajudar os forasteiros a se adaptarem aos principais hábitos nova-iorquinos, Pyle criou o projeto. ;Eu sabia que os gifs iriam criar uma atenção viral e que eu tinha dicas profundas que iriam ajudar as pessoas;, explica Nathan W. Pyle. As figuras logo começaram a ser compartilhadas na internet. Entre as dicas mais importantes, Pyle destaca a forma de andar dos moradores nas ruas de Nova York. ;A coisa essencial que aprendi logo que cheguei em NYC é estar fora do caminho das pessoas. É como se eles estivessem sempre indo a algum lugar importante;, comenta.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .