Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Jogo de Brasil e Alemanha desperta Nelson Rodrigues; confira 'entrevista'

A entrevista é imaginária, baseada nos seus textos e falas. Para Nelson, o futebol não era apenas uma selva de botinadas



O Brasil será campeão mundial nesta Copa?
A grande vitória é anterior a si mesma ou por outra, antes de acontecer, ela já estava escrita. Se o Brasil for campeão mundial, o sujeito que, depois dessa façanha, não chorar lágrimas de esguicho é um mau-caráter.

O que o Brasil deve fazer para ganhar da Alemanha?

Amigos, um campeão tem de comportar-se como tal. Ou expulsamos de nós a alma da derrota ou nem vale a pena competir mais. Com uma humildade assim abjeta, ninguém consegue atravessar a rua, sob pena de ser atropelado por uma carrocinha de Chica-bon. O escrete brasileiro deve correr mais do que coelhinho de desenho animado. E colocar a alma nas chuteiras. Viver por uma coisa é talvez fácil. O belo, o patético, o definitivo, é morrer por ela.

Parte da crônica esportiva afirma que o Brasil só ganha da Alemanha por um milagre. O que acha?
Quanto a mim, com satisfação o confesso: acredito piamente em milagre. Ou por outra: só acredito em milagre. A meu ver, o fato normal, o fato lógico, o fato indiscutível merece apenas a nossa repulsa e o nosso descrédito. É preciso captar ou, melhor, extrair de cada acontecimento o que há, nele, de maravilhoso, de inverossímil e, numa palavra, de milagre.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .