postado em 21/06/2014 07:06
Em 1986, quando o álbum Dois, da Legião Urbana, foi lançado, o brasiliense René Sampaio completava 12 anos de vida. Uma canção do disco chamou, de cara, a atenção do adolescente: Eduardo e Mônica. A saga do casal que marcou toda uma geração de habitantes da capital federal ganhou versão, ao violão, do próprio René. ;Mas faço filme bem melhor do que toco;, brinca o hoje cineasta, responsável pela adaptação de Faroeste caboclo, outro clássico de Renato Russo, para os cinemas, no ano passado.
Agora é a vez de Eduardo e Mônica ganhar as telas pelas mãos do mesmo diretor. René Sampaio acaba de adquirir os direitos da canção de Renato e se prepara para escrever o roteiro, que deve ter a colaboração de outro profissional com destaque no ramo, mas ainda não escolhido. ;Eu tenho um filme na cabeça, claro, como tinha com o Faroeste. Mas o processo de roteirização leva a caminhos diferentes. O nosso desejo é de dialogar com a música, mas a história não está delineada;, observa ele.
Com produção da Flor do Cerrado Filmes, da Gávea Filmes e da Fulano Filmes, a película deve começar a ser filmada no fim do ano que vem, e o lançamento pode ocorrer somente após as Olimpíadas de 2016. Com estilos de vida e gostos bem diferentes, o casal Eduardo e Mônica, inspirado em amigos de Russo, acaba por se apaixonar e viver uma história de amor com final feliz em uma Brasília oitentista. As referências a gírias e pontos turísticos da cidade tornaram a canção um clássico instantâneo. É exatamente esse clima brasiliense que Sampaio pretende mostrar no novo filme.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.