Na página direcionada a Panis et circenses, Bourhis traça um pouco da história dos arranjos barrocos na música brasileira e da tropicália. Entre as ilustrações, o artista escreve que os Mutantes, com impulso de Gilberto Gil e Caetano Veloso, se tornam o mascote do movimento. ;O tropicalismo é uma revolução, um chamado à transgressão, como se Sgt. Pepper dançasse samba sob os olhos dos generais, clamando pela perversão cultural;, destacou na obra.
Confira trechos do livro
Panis et circenses - Os Mutantes
O autor escreve: "Os arranjos barrocos da música são responsabilidade do maestro Rogério Duprat, que considero o George Martin ou o Brian Wilson brasileiro. Ele foi compositor de trilhas sonoras de filmes e fez experiências na Europa, com Stockhausen, anets de assumir o risco, com mais de 35 anos, de se aventurar com a jovem geração tropicalista, o que fez com grande alegria".
My generation - The Who
O autor escreve: "A famosa gagueira de Daltrey na música seria inspirada em John Lee Hooker, mas também é considerada uma homenagem à dicção caótica dos mods, que funcionavam à base de anfetaminas".
London calling - The Clash
O autor escreve: ";A nuclear error;, da qual fala Joe Strummer na música, faz alusão à catástrofe de Three Mile Island (EUA, março de 1979). ;This is London calling; era a vinheta de um programa de rádio durante a segunda guerra mundial transmitido em toda a Europa. A música termina com um código morse (S.O.S)"
Light my fire - The Doors
O autor escreve: "Ed Sullivan queria que os Doors tocassem seu sucesso no programa. Apenas com uma condição, não usar a palavra "higher", muito sexual. Os Doors aceitam. Porém, Morrison não mudou nada e cantou, gritou "higher" ao vivo. Sullivan, furioso, nunca mais convidaria os Doors para o seu programa".
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