A arte fantástica do cineasta Hayao Miyazaki encanta pela sensibilidade e riqueza de detalhes. Autor do premiado A viagem de Chiiro (2001), Miyazaki desenvolveu, ao longo dos últimos 35 anos, animações impactantes, alicerçadas sobre enredos fortes, que envolvem, muitas vezes, o relacionamento dos humanos com seres sobrenaturais. Admirador confesso do mestre japonês, o designer britânico Richard Evans encontrou uma forma singular de homenageá-lo: lançou o projeto 8-bit Ghibli, em que reconstrói os principais trechos das obras do diretor em ilustrações pixelizadas.
O projeto do artista britânico se desenvolve sobre as animações desenvolvidas pelo famoso Estúdio Ghibli, sediado em Tóquio, fundado por Miyasaki e outros três animadores em 1985. Evans demora muitas horas para montar pixel por pixel, até reconstituir uma cena que considera emblemática. ;Decidi ilustrar Estúdio Ghibli porque sou um grande fã dos filmes e pensei que produziria algo diferente. Também porque eu e minha esposa esperamos nosso primeiro filho e imaginei que os desenhos poderiam ser pendurados na parede do quarto do bebê;, comenta em entrevista ao Correio.
Em pouco mais de uma semana de trabalho árduo, o designer repaginou 19 imagens do cineasta japonês Hayao Miyazaki e disponibilizou-as pela internet. Em pouco tempo, recebeu críticas positivas de fãs de animês, mangás e filmes. ;O projeto veio à tona porque sempre amei pixel art e quis criar algo por minhas próprias mãos, para ver como ficaria. Minhas peças preferidas são Princess Mononoke e Spirited Away, realmente gostei de como ficaram;, revela.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .