Um quadro do pintor Francisco de Goya serviu de impulso para Salvador Dalí criar toda uma série de esculturas no início dos anos 1970. Durante um passeio com a mulher, Gala, pelas ruas de Madri, o artista se deparou com um retrato de São Paulo pintado por Goya no século 18 e pendurado no interior de uma galeria. O dono da loja, Isidro Clot, apresentou o surrealista à obra e deu início a uma relação que resultaria em 44 moldes de escultura em cera, negociados em troca da pintura de Goya e de uma série de pagamentos sucessivos realizados ao longo dos anos. São 24 esculturas dessa leva que a Caixa Cultural apresenta na exposição Salvador Dalí ; Esculturas, em cartaz a partir de terça-feira e com curadoria do espanhol Francisco Lara.
Dalí não tinha pudores quando se tratava de dinheiro. Conhecido por desafiar fronteiras de autoria artística para encorpar o caixa, o artista vendeu ao galerista os direitos de reprodução das obras em diversos tamanhos e com diferentes utilidades. O conjunto foi batizado de Coleção Clot. As obras que vêm ao Brasil pesam, em média, 4 toneladas, mas os moldes renderam até peças para joias. ;Estes direitos de reprodução permitiam a Isidro Clot editar as esculturas em qualquer escala, inclusive monumental, o que fez com que realizasse contratos com terceiros para a confecção de joias;, explica Lara.
Leia mais notícias em Diversão e Arte
[SAIBAMAIS]Por causa das dimensões, as peças viajaram de navio da Espanha até o Brasil. O curador fez uma montagem pedagógica para explicar a questão da autoria na arte. Além das 24 peças consideradas originais, ele incluiu duas outras que não pertencem à Coleção Clot, embora sejam tidas como obras de Salvador Dalí. As obras feitas para Clot são consideradas originais porque foram modeladas pelo próprio artistas e reproduzidas em edições de apenas oito exemplares, detalhe que, no mercado de arte, é responsável pela autenticação da autoria e valorização da obra.
Nos anos seguintes, Dalí subverteria essa lógica ao autorizar inúmeras reproduções de trabalhos como esculturas e gravuras. ;Em geral, no mercado de arte, é aceita como escultura original aquela da qual se realiza uma edição de dois a oito exemplares mais uma peça do autor. Há autores que trabalham com outros critérios sobre as quantidades. Isso não é uma lei escrita. O escultor Manuel Cusach, autor de várias esculturas para a Sagrada Família de Barcelona, realiza habitualmente edições de 12 exemplares;, explica o curador.
Salvador Dalí ; Esculturas
26 esculturas de Salvador Dalí. Curadoria: Francisco Lara. Abertura dia 16 de abril. Visitação até 15 de junho, de terça e domingo, das 9h às 21h, na Caixa Cultural (SBS Quadra 4 Lotes 3/4, CEP 70092-900 ; Brasília, DF)