Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Baile da Rosa de Mônaco homenageia o pintor russo Kazimir Melevich

O já clássico Baile da Rosa foi criado em 1954, como data de lançamento das festividades do principado do Mediterrâneo

Mônaco - O estilista Karl Lagerfeld assina pelo segundo ano consecutivo a cenografia do tradicional Baile da Rosa de Mônaco, que aconteceu no último sábado (29/3) e que, em sua 60; edição, faz uma homenagem a Kazimir Malevich, pintor russo inspirador do Construtivismo.


Esse movimento artístico, arquitetônico e espiritual serviu de inspiração para o estilista alemão. O Construtivismo teve suas origens na Rússia entre 1917 e 1921 e revolucionou as artes plásticas da época, com uma abstração minimalista e com uma construção geométrica do espaço.

Leia mais notícias em Diversão e Arte

Depois de Malevich, o movimento se universalizou, graças a artistas como o holandês Piet Mondrian e o uruguaio Joaquín Torres García, entre outros.

O diretor artístico da Chanel também desenhou os vestidos estilo quimono da princesa Caroline e de sua filha Charlotte, que apareceu na festa acompanhada do namorado, o ator marroquino Gad Elmaleh.

O príncipe Albert II, chefe do principado, e a princesa consorte Charl;ne, que usava um longo da Akris, sua maison preferida, também estavam no evento.

O já clássico Baile da Rosa foi criado em 1954, como data de lançamento das festividades do principado do Mediterrâneo. Depois, tornou-se um evento beneficente para a Fundação Princesa Grace, hoje presidida pela princesa Caroline.