Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Animação Frozen conquista crítica e público com trilha sonora memorável

O disco com as músicas da animação conseguiu o feito de ficar mais de cinco semanas em primeiro lugar na lista da Billboard 200, o ranking dos discos mais vendidos dos Estados Unidos

O sucesso da animação Frozen ; Uma aventura congelante, que conta a história de uma princesa com poderes mágicos de criar gelo e neve e esconde-se para aprender a controlá-los, ultrapassou as barreiras do cinema. O desenho da Disney conseguiu fazer o que não acontecia havia algum tempo entre os filmes do gênero: garantir que a trilha sonora conquistasse o público e a crítica. O disco com as músicas da animação conseguiu o feito de ficar mais de cinco semanas em primeiro lugar na lista da Billboard 200, o ranking dos discos mais vendidos dos Estados Unidos. O fato não se repetia há 15 anos para álbuns de trilha sonora. O último CD a ficar em primeiro lugar por tantas semanas foi o de Titanic, em 1998.



Além disso, Let it go, interpretada pela estrela da Broadway Idina Menzel, que vive a personagem Elsa, foi uma das responsáveis pelo alvoroço em relação à trilha sonora. A música, que também teve uma versão comercial gravada pela estrela pop Demi Lovato, levou o Oscar de melhor canção original e já está entre as mais pedidas do público.

A professora de canto da Escola de Teatro Musical de Brasília (ETMB), Thais Uessugui, explica que o fenômeno Let it go atingiu até as instituições de musicais. ;Todos os meus alunos querem cantar Frozen, dos mais novinhos aos maiores;,conta. Para Thais, o motivo do sucesso da trilha está nas boas letras, noas arranjos e no eficiente trabalho dos dubladores. ;Tudo isso colabora para o sucesso e até a empatia. Tudo é muito bonitinho e, apesar de seguir o padrão de trilha sonora de desenho, de ser um conto de fadas, mostra a princesa como uma heroína e não como um personagem passiva dentro da história;, explica a professora.

Ouça as músicas de Frozen e relembre outras trilhas de sucesso:

[VIDEO1]