Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Os indicados ao Melhor Filme do Oscar ganham pôsters em versão de Pop art

Nove cartazes receberam a releitura de um dos movimentos artísticos mais importantes das décadas de 1950 e 1960

Faltando menos de um dia para a cerimônia do 86th Annual Academy Awards é impossível esconder a ansiedade para assistir a mais um evento de premiação do Oscar 2014. O ano de 2013 foi fantástico para o cinema, com uma infinidade de filmes notáveis por seu forte impacto emocional. Pensando nisso, os designers do banco de imagens Shutterstock resolveram brincar com os pôsteres dos principais indicados da noite. Os cartazes dos nove longas indicados ao Melhor Filme neste ano ganharam uma releitura com um visual Pop art, um dos movimentos artísticos mais importantes das décadas de 1950 e 1960. No ano passado os designers também criaram uma série de imagens que homenageava não só os indicados à categoria de Melhor Filme 2012, mas que ainda fazia menção a um dos movimentos artísticos mais importantes de meados da década de 1950, também com a Pop art. Confira o resultado dessa mistura com uma breve descrição sobre cada pôster 12 Years of Slave (12 Anos de Escravidão), por Kathy Cho Kathy utilizou cores vibrantes e fortes de um modo abstrato, mas simples, com imagens representando a ideia de liberdade, que é tão inerente a este filme. Quando Solomon é raptado e vendido como escravo, seu talento como violinista é o que o torna realmente um alvo. Sua música é muitas vezes uma ajuda durante sua prisão, mas o violino e suas correntes são indissociáveis. A ave representa a liberdade finalmente alcançada depois de todo sofrimento e horror. American Hustle (Trapaça), por Jami Miles Inspirada pelo estilo de colagem de Eduardo Paolozzi, esse pôster reflete particularmente a estética da obra Dr. Pepper, de 1948, bem com sua série Bunk, trazendo imagens populares e elementos do surrealismo. Jami queria resumir o filme e sua dramaticidade bem humorada apresentando imagens literais e figurativas que combinassem com a narrativa brilhante do filme, e o estilo de Paolozzi foi uma maneira perfeita que ele encontrou de juntar tudo isso. Captain Phillips (Capitão Phillips), por Rachael Polack Tinta, sobreposições e imagens antigas foram usadas por Rachel para representar a complexidade e emocionante verdade por trás da história do Capitão Phillips. Esse pôster foi inspirado pelo estilo do artista pop Robert Rauschenberg, que era um mestre de texturas e esculturas. Dallas Buyers Club (Clube de Compras Dallas), por Adriana Marin As silhuetas dos frascos de comprimidos com uma caveira e ossos cruzados representam as drogas ineficazes e eventualmente tóxicas usadas durante os ensaios clínicos para o tratamento do HIV. Ela utilizou cores neon para contrastar com os fracos, inspirada pela figura vivaz de Rayon, personagem de Jared Leto, e o igual entusiasmo de Ron Woodroof, protagonista de Matthew McConaughey. O último frasco representa as drogas ilegais, mas eficazes, que Woodroof contrabandeou do México e que não só ajudaram outros HIV-positivos, como também estendeu sua própria vida por vários anos. Gravity (Gravidade), por Lily Ou A ideia aqui é pegar um padrão comum da Pop art, substituindo os pontos com estrelas. Ainda, para dar um toque bem humorado, Lily usou bananas como mísseis, atingindo e quebrando um satélite, e enviando o pobre astronauta para bem longe. Her (Ela), por Deanna Paquette Mesclando a obsessão de Allen Jones com relações físicas, este cartaz explora a sexualidade impulsionada pela comunicação. Esteticamente, as cores nada convencionais da história de amor de Spike Jonze são ambas abrangentes e cruciais para a narrativa do filme. Deanna usou a Adobe Kuler para ajudar a capturar a paleta de cores diretamente do filme e trazê-la ao seu pôster, traduzindo, desta forma, o estado de espírito da película. Nebraska, por Cristin Burton Inspirada por Warhol e outros artistas da cultura pop que acenam para o consumismo americano e a produção em massa, este pôster apresenta uma ilustração plana e simples de uma lata de óleo de um motor de carro, que segue a mesma direção e tom plan do filme. Enquanto não existe nenhuma referência direta a uma lata de óleo em Nebraska, a trama gira em torno de uma viagem de carro em uma pequena cidade americana feita pelos dois personagens principais Woody (Bruce Dern) e David (Will Forte). Philomena, por Philippe Intraligi A inspiração de Philippe com Philomena foi baseada na estética núcleo do filme, que brinca com memórias utilizando trechos de Super 8. Câmeras Super 8 foram uma das primeiras ferramentas de consumo em massa que capturavam a vida das pessoas. A estética visual do pôster usa trechos do filme sobrepostos em cruz, emoldurando o personagem principal e seu filho perdido. A árvore representa a Árvore da Vida, brincando com o enredo principal do filme. The Wolf of Wall Street (O Lobo de Wall Street), por Jordan Roland Para Jordan, a Pop art é muito mais sobre ousadia e simplicidade, do que o visual em si. Ele escolheu o O Lobo de Wall Street pelo fato do filme representar exatamente essa ideia. Estilisticamente, ele se inspirou no trabalho de Robert Dowd e nas peças pintadas por ele, alterando o menos possível ou quase nada.