Um dos personagens mais importantes da noite brasiliense é o baixista e cantor Daniel Júnior. Carioca do bairro de Jacarepaguá, aterrissou em Brasília em 1979. Ele reinou em inúmeros bares, mas, principalmente, no Otelo (309 Norte). Lá, Diogo Nogueira estreou como cantor, a deputada Jandira Fegali tocou bateria e o senador Eduardo Suplicy desfiou canções de Roberto Carlos. A era do Otelo será tema de um show no Clube do Choro. Atualmente, Daniel toca no Hostaria Del Sapori, na 212 Sul. Ele conta essas e muitas outras histórias das noites brasilianas.
Música no Rio
Nasci no Rio de Janeiro, no bairro de Jacarepaguá. Minha história com a música começa em Niterói. Nos anos 1960, fazia um programa de rádio chamado Expresso Bandeirantes Fluminense. Tocava contrabaixo. Depois, participei do programa Hoje é dia de rock, na Tevê Continental. Em seguida, toquei em Samba de primeira, com Jorge Pelingero, e Almoço com as estrelas, com Anselmo Mazoni. Lucio Alves, Miltinho, entre outros artistas, começaram a me convidar para tocar com eles.
Decolagem da carreira
O reconhecimento só veio quando gravei Serafim e seus filhos, com Ruy Maurity. Integrava o trio que tocava com ele. Mas o deslanche veio com Das 200 pra lá, o primeiro grande sucesso de Eliana Pitman, nos tempos em que fiz parte da banda dela. Nunca fui de formar grupo. O único mais estável foi A fina Flor do Samba, criado em Brasília.
Chegada a Brasília 1
Eu tinha estado aqui antes com Elza Sores, no Casarão do Samba, em 1971. Depois, vim com Altamiro Carrilho no Ginásio do Colégio Marista. Já conhecia o baterista Zequinha Galvão, que morava aqui, mas, na verdade, o motivo da minha decisão foi a briga do Roberto Ribeiro durante o Projeto Pixinguinha em 1978. Eu fazia parte do conjunto que o acompanhava. Ele era a atração principal do programa, mas dividiu o espaço com Dona Ivone Lara. As pessoas a conheciam pelo trabalho de compositora, foi a primeira vez que ela cantou em um show. Dona Ivone roubou a cena, ela era pura simpatia e o Roberto ficou indignado, pois ele tinha montado o conjunto que acompanhava os dois.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.