;I;ll find a way;, seu novo álbum, é mais um trabalho dessa safra. Foi produzido por Justin Vernon, o nome por trás do cultuado grupo Bon Iver. Hoje, os meninos cegos do Alabama são, obviamente, senhores ; somente um deles, Jimmy Carter, com 85 anos, é da formação original. Para a empreitada, além das sete vozes do grupo, Vernon chamou alguns convidados: apenas a cantora folk Patty Griffin, que gravou Jubille, é um nome já com trajetória conhecida. Os outros são da novíssima geração indie: Sam Amidon, compositor do chamado neofolk, registrou ;I am not waiting anymore;; Shara Worden (da banda My Brightest Diamond) e Merrill Garbus (o homem por trás do tUnE-yArDs) gravaram ;I;ll find a way; e ;I;ve been searching;, respectivamente. Por fim, há ainda a cantora Casey Dienel, que colocou sua voz em ;There will ever be any peace;.
Vernon, que conheceu o trabalho do grupo do Alabama depois de se aprofundar em nomes que tiveram expressão na música gospel como Sam Cooke e Staple Singers, também participou de uma faixa, Every grain of sand. Essa canção, em que ele divide os vocais com Jimmy Carter, é da fase cristã de Bob Dylan. A escolha do repertório faz justamente esse ponte entre o gospel e o secular. Há canções tradicionais, como I shall not be moved e Take me to the water. Outras que são verdadeiros hinos (There will never be any peace e Jubille). As interpretações também são diversas: quase reggae em I;ve been searching, intimista em I am not waiting anymore, e solene em I;ll find a way.
O registro atual vem ratificar a riqueza do gospel, já explorado por outros nomes da música pop. Os Blind Boys, que hoje colecionam Grammy, despontaram para outros segmentos em 2001 com o álbum ;Spirit of the century;, um misto de gospel, blues, soul e folk que contou com a participação de nomes como o gaitista Charlie Musselwhite e o guitarrista John Hammond, trabalho lançado pelo Real World, selo de Peter Gabriel. Este logo os convidou para participar de seu próprio álbum, Up (2002). A partir desse encontro, o grupo acompanhou o ex-vocalista do Genesis em turnê. Com versões para canções de Tom Waits, Prince e Stevie Wonder, o grupo participou da trilha sonora de séries de TV e filmes. Até que em 2004 assinou um álbum com Ben Harper, ;There will be a light;. Em novembro, estiveram no Brasil como atração do festival Back2black, no Rio de Janeiro.