Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Movimento D recebe inscrições para 2ª edição do evento de dança

O festival pretende exibir espetáculos ao longo do mês de abril, nas regiões de Ceilândia, Gama e Brasília

O cenário da dança em Brasília é de ascensões e declínios, segundo a bailarina e pesquisadora Yara Decunto. Para realçar o brilho de uma linguagem artística tão importante para a cidade, O Movimento D recebe inscrições para a segunda edição de um evento que pretende exibir espetáculos ao longo do mês de abril, nas regiões de Ceilândia, Gama e Brasília. Com o patrocínio do Fundo de Apoio a Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura do GDF, o coordenador Sérgio Barcelat divide a idealização do evento com Sérgio Maggio e Yara Decunto.

Para ele Barcelat, o objetivo é apresentar um perfil mais amplo da dança em Brasília. ;Em 2009, a gente fez a 1; edição do Movimento D, que foi muito bem recebido pelo público, pela classe e a gente percebeu a necessidade do envolvimento da produção do Distrito Federal. A gente vinha tentando realizar isso sem sucesso. O projeto foi aprovado pelo FAC, com três espetáculos em circulação. O nosso objetivo é apresentar um painel para que a população conheça os diferentes modelos dentro da dança: moderna, de rua, contemporânea e clássica, por exemplo;, explica Barcelat.

Sérgio Maggio e Yara Decunto compartilham da opinião que o brasileiro ama dançar e que a dança popular faz parte da história do Brasil. ;Mas nós temos uma cultura que não privilegiou a formação de platéia para dança, sobretudo para a dança contemporânea;, diz Maggio.

2; edição Movimento D.
Inscrições até 31 de janeiro, pelo site: movimentoddanca.wix.com /movimentod.