Com a sagacidade dos grandes, o escritor argentino Tomás Eloy Martinez colocava em palavras parte do sentimento do público cinéfilo descrito em trecho de seu Purgatório. ;Compartilhar uma ida ao cinema com alguém era como compartilhar a cama. No cinema, as pessoas choram, suspiram, revelam a carne viva dos sentimentos;, escreveu Martinez. Em distância geográfica, temporal e artística, o conselho serve para sugerir o efeito causado pela primeira parte do novo filme do cineasta dinamarquês Lars von Trier, Ninfomaníaca, recheado por sequências de sexo real encenado para as câmeras. A fita estreia no Brasil a partir desta sexta-feira (10/1). Os mais ansiosos podem disputar ingresso para uma sessão de pré-estreia, hoje à noite, no Espaço Itaú CasaPark.
Pela primeira vez, um filme de von Trier foi repartido em duas generosas porções. O segundo filme, Ninfomaníaca ; Volume 2, pode vir a ser exibido, com exclusividade, no próximo Festival de Cannes ; embora a informação ainda não passe de especulação. A estreia no circuito comercial da segunda parte é aguardada para o segundo semestre deste ano.
[VIDEO1]
Apesar de conhecer a restrição etária de antemão, o ;anticristo do celuloide; sabe que o tratamento polêmico dado ao tema seria o suficiente para atrair atenções para seu produto. Em uma das estratégias de lançamento mais bem preparadas dos últimos tempos, foram divulgados, em conta-gotas, trechos do filme, cartazes em que as estrelas do elenco exibem expressões faciais da hora do orgasmo, além de um trailer ousado postado no YouTube (e depois retirado por descumprir as regras de censura do sítio) causando o burburinho necessário em torno do regozijo do cineasta dinamarquês, um manipulador nato. Alguns dos lances da estratégia foram propositais, outros acidentais, o que só fez aumentar a expectativa por mais um encontro íntimo com von Trier. Em tempos de sexo ao vivo em reality shows e abundância de material pornográfico na internet, ou até mesmo no circuito de cinema, todos queremos saber que tipo de dor ou de prazer ele pode proporcionar.
Ninfomaníaca
(Nymphomaniac, Dinamarca/ Alemanha/França/Bélgica, 2013, 150min, não recomendado para menores de 18 anos). De Lars von Trier. Com Charlotte Gainsbourg, Stellan Skarsg;rd e Stacy Martin. A jornada erótica de uma mulher de 50 anos narrado pela ninfomaníaca Joe. Espaço Itaú de Cinema CasaPark 2, hoje, às 21h30.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique