Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

'Já nasci feliz', declarou Nelson Ned em dezembro último

O artista morreu na manhã de ontem no Hospital Regional de Cotia, em São Paulo, em decorrência de complicações de uma pneumonia



Nascido em Ubá (MG), terra de Ary Barroso e do ator Mauro Mendonça, Ned era o primeiro de sete irmãos, cujos nomes começam com a sílaba ;ne; em homenagem ao pai Nelson de Moura Pinto e à mãe Ned d;Ávila Pinto. Menino, ele foi morar em Belo Horizonte com os pais e, aos 12 anos, começou a trabalhar como secretário na fábrica de chocolate Lacta para ajudar a família. Foi lá que conheceu a musa de Tudo passará, um dos maiores sucessos, regravado em mais de 40 idiomas. Era a filha do dono da indústria.
[VIDEO1]
Ned gravou 32 discos e foi o primeiro cantor latino-americano a vender mais de 1 milhão de cópias nos Estados Unidos. Em entrevista ao Estado de Minas, ele confessou que adorava Miami, sede da maior comunidade latina dos EUA, porque lá começou a fazer sucesso internacional. As músicas do cantor eram adoradas em países como México, Argentina, Colômbia, Portugal e Espanha. O escritor colombiano Gabriel García Márquez, certa vez, confessou que escrevia ao som de Nelson Ned.

A matéria completa está disponível, para assinantes. Para assinar, clique .