Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Grupo Casuarina lota show em homenagem ao cantor Cyro Monteiro

Com o show em homenagem a Cyro Monteiro, ícone do samba que estaria completando 100 anos em 2013, o Casuarina lotou o Teatro da Caixa na noite desta sexta-feira (20/12). No espetáculo que será reapresentado neste sábado (21/12), às 20h ; com lotação esgotada ; o grupo carioca passou em revista Sambas, que ao serem gravados por Cyro transformaram-se em clássicos, entre os quais Se caso você chegasse (Felizberto Martins e Lupicinio Rodrigues), O trem de São Genuário (Ataulfo Alves e Wilson Batista), Falsa baiana e o Escurinho (Geraldo Pereira).

Do repertório fez parte também Deixa e Formosa, que Baden Powell e Vinicius de Moraes compuseram para Cyro e Os quindins de iaia, composto por Ari Barroso para Zé Carioca ; o personagem brasileiro do universo da Disney. Com muita descontração e swing, João Cavalcanti (percussão e voz), Gabriel Azevedo (Cavaquinho e direção musical), João Fernando (Bandolim), Daniel Martins (Violão sete cordas) e Rafael Freire (Cavaquinho e vocal) mostraram interpretes a altura do legado do homenageado.

Os sambas foram entre meados por historias sobre Cyro, considerado pelo amigo e contemporâneo Vinicius de Moraes ; outro que celebra centenário em 2013 -, um dos maiores cantores do mundo. No fim da apresentação o Casuarina mostrou também músicas que integram seu repertório. Entre elas Disritmia, de Benito de Paula.

Maria Helena Campos, professora, disse: ;é um show para ficar na memória da gente, tanto pelo grande homenageado, o genial Ciro Monteiro, quanto pela performance do Casuarina. O grupo que surgiu com muito sucesso, no boom de revitalização do bairro da Lapa (RJ);.