Segundo os editores, o autor dará prosseguimento a história com os mesmos personagens - Mikael Blomkvist, um jornalista encarregado de investigar o novo caso e Lisbeth Salander, uma moça rebelde e ex-hacker que se torna detetive - com inspiração nas tramas precedentes, mas acrescentando um toque pessoal a essas intrigas.
A companheira de Stieg Larsson, Eva Gabrielsson, que se viu presa em uma amarga disputa com a família do autor sobre o seu legado, disse ao tabloide Aftonbladet ter ficado surpresa com este anúncio, e se perguntou se a editora tem o direito de pedir mais um livro.
"Acho que é desagradável tentar ganhar mais dinheiro", disse ela na entrevista ao jornal. De acordo com ela, os editores não tiveram acesso ao quarto livro que estava sendo escrito quando Stieg Larsson morreu em 2004.
"Então, eu acredito que eles começaram novamente, a partir do zero", diz. A série Millennium tornou-se um fenômeno global e foi adaptado para o cinema, primeiro na Suécia, depois nos Estados Unidos pelo diretor David Fincher.
Os três primeiros livros já venderam 75 milhões de cópias no mundo todo e foram traduzidos para mais de 30 idiomas, de acordo com a Norstedts.