Brasília ; O Museu Nacional da República, em Brasília, recebe até o dia 5 de janeiro a exposição Geografias Pictóricas ; A Exploração do Espaço na Paisagem de Alejandro Obregón. Na mostra estão expostas 32 obras do pintor colombiano, considerado um dos ícones da arte do país durante o século 20.
A exposição faz parte de um ciclo de mostras no museu com grandes artistas da América Latina, que já incluiu pintores como Oswaldo Guayasamin, do Equador, e Armando Reverón, da Venezuela.
A exposição está dividida em seis espaços de acordo com os conceitos de interação que Obregón tinha com a natureza. Na primeira parte da exposição, por exemplo, estão as obras intituladas Geografias do Desdobramento, feitas a partir da projeção de objetos, naturezas-mortas e animais.
Nos quadros identificados como Geografias da Cor, o pintor usa traços e manchas de cor para gerar a sensação de profundidade e criar uma paisagem bidimensional na tela. O conceito entre natureza e paisagem faz parte da maioria dos trabalhos da carreira de Obregón.
De acordo com os curadores da exposição, o pintor sempre se interessou em retratar a realidade, com foco nas paisagens dos locais por onde passou, como a Cordilheira dos Andes, o mar do Caribe e a Amazônia.
A exposição pode ser visitada até 5 de janeiro de 2014, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h30, no mezanino do Museu da República, na Esplanada dos Ministérios. A entrada é gratuita.