postado em 16/11/2013 08:00
[VIDEO1]O cantor e compositor britânico Steven Demetre Georgiou é Yusuf Islam há 35 anos, período bem maior do que o tempo que se apresentou como Cat Stevens, entre 1965 e 1978, até se converter à religião islâmica. Mesmo assim, ainda hoje, é quase impossível não se referir ao artista pela última alcunha, com a qual o autor de Wild world e Father and son se tornou famoso mundialmente. Apesar de a carreira de Yusuf já contar algumas décadas, só agora ele sobe a um palco brasileiro. Desde a última quarta-feira, o músico está em São Paulo, onde se apresenta hoje e amanhã. Na próxima quarta, é a vez do Rio de Janeiro receber o ícone do folk rock setentista.
A vinda de Yusuf Islam ao país ocorre em um momento em que o Brasil parece realmente ter se tornado rota obrigatória dos astros internacionais. Apenas este ano, artistas como Bruce Springsteen, Elton John, Beyoncé, Paul McCartney, Justin Timberlake e Aerosmith passaram por aqui, e a lista continua repleta de atrações (confira ao lado). Foi exatamente em terras brasileiras, aliás, mais precisamente no Rio de Janeiro, onde viveu anonimamente no início dos anos 1970, que Cat Stevens se aprofundou na leitura do Alcorão. Anos mais tarde, quando se converteu ao Islã, escolheu o nome Yusuf (José, em português, e, segundo ele, bem comum no Rio).
Aos 65 anos, Yusuf planeja para breve o lançamento de disco de canções inéditas em que se aproxima bastante do blues. Em 1979, após se tornar muçulmano, o compositor abandonou a carreira de popstar para se dedicar à religião. Stevens tinha 11 álbuns lançados e muito vendidos por todo o mundo, colecionava prêmios e sucessos no topo das paradas. Mas não estava satisfeito.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique