Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Em 55 anos de carreira, sambista Delcio Carvalho deixa vasto legado

O compositor morreu neste terça-feira (12/11) por causa de um câncer gástrico. O cantor compôs Acreditar, Alvorecer, Candeiro da vovó e Sonho meu ao lado de Dona Ivone Lara



[SAIBAMAIS]Certa vez, em entrevista ao Correio, Delcio lembrou do começo da carreira: ;Eu trabalhava em outros lugares, mas a inscrição nos programas era religiosa. Eu também cantava na noite. Isso até meus 19, 20 anos, quando gravei minha primeira música, Que bom viver, com Mara Silva. Porém, o primeiro sucesso foi o samba-choro Pingo de felicidade, gravado por Cristiane;.
[VIDEO1]
Em 55 anos de carreira, ele foi um dos principais compositores do país. Elton Medeiros (Quando amanheceu), Ivor Lancellotti (Havia festa), Nei Lopes (Igual à flor) e Noca da Portela (Vendaval da vida), foram alguns bambas que dividiram músicas com o artista fluminense. Entretanto, foi com Dona Ivone Lara que ele teve a parceria musical mais frequente. Juntos, eles compuseram Acreditar, Alvorecer, Candeeiro da vovó e Sonho meu, entre outros clássicos do samba. Em 2010, a dupla viajou pelo Brasil com o álbum Bodas de cristal ; 35 anos de parceria de Dona Ivone Lara e Delcio Carvalho, em que registraram 15 músicas, entre sucessos e inéditas.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique .